A Câmara de Braga apresentou ontem o “Reactivity Braga – Diversidade e Sustentabilidade”, um programa que permite a quem se inscrever obter descontos no comércio local se utilizar os Transportes Urbanos de Braga, combinado com andar a pé ou de bicicleta, ou trotineta, em detrimento do uso de carro particular. Recorde-se que, recentemente a autarquia desenvolveu o Bicification dirigido aos utilizadores de bicicletas e que também permitia acumular pontos que davam descontos no comércio local.
Agora, o novo projeto é semelhante, sendo que a novidade é ter os TUB como «espinha dorsal», combinado com outro modo alternativo de deslocação, que não pode ser o carro, explicou a vereadora Olga Pereira na apresentação do programa.
A bordo de um dos autocarros dos TUB, a autarca disse que a iniciativa, que começou ontem, tem a duração de três meses, sendo necessário aos interessados inscreverem-se numa plataforma, habendo um limite de 500 inscrições. «Sendo aceite, a pessoa liga-se a uma plataforma onde são contabilizados os quilómetros», disse Olga Pereira. Se a forma de deslocação for de bicicleta a conexão é feita com um mecanismo que é colocado na bicicleta que comunica com o telemóvel e a aplicação.
No autocarro está um instalado um sensor que se encontra escondido e deteta a presença do telemóvel da pessoa aderente, registando quanto tempo a ela demora a fazer a viagem. A cada cinco minutos de autocarro o aderente ganha 30 cêntimos.
A aplicação contabiliza ainda o número de passos e os quilómetros percorridos de bicicleta ou de trotineta. «Portanto, faz a soma, tem umlimite diário de dinheiro que pode ser acumulado tal como acontecia no Bicification. Há ambém um quantia mensal máxima que pode atingir. Tudo é acumulado num voucher em dinheiro que pode ser descontado nas lojas aderentes», explicou a vereadora. Este é um projeto de mobilidade urbana intermodal promovido e apoiado pelo EIT Urban Mobility, contando ainda com a parceria dos TUB e da Associação Empresarial de Braga.
O projeto assenta numa componente de remuneração e gamificação, sendo que os utilizadores são recompensados caso optem por se deslocar de transporte público, em bicicletas e trotinetes elétricas ou a pé.
O administrador delegado dos TUB, também presente na conferência de imprensa, disse que esta iniciativa vai permitir à empresa conhecer mais padrões de mobilidade, uma vez que fica registada a entrada, o percurso e a saída, permitindo conhecer melhor os utilizadores. Teotónio Santos anunciou ainda que, quem se inscrever nesta iniciativa e durante o período do projeto, tem a possibilidade de ter os passes com um desconto de 75 por cento, equivalente a um funcionário municipal ou reformado.