twitter

Obras do Museu Nogueira da Silva apresentadas na Reitoria da UMinho

Obras do Museu Nogueira da Silva apresentadas na Reitoria da UMinho
Fotografia DR

Redação

Publicado em 08 de agosto de 2023, às 15:24

A mostra apresenta 27 obras de pintura do espólio do Museu Nogueira da Silva.

 

A Galeria do Paço - Reitoria da Universidade do Minho, no centro de Braga, tem patente até 27 de agosto a exposição "Pelo Olhar... Obras da Coleção do Museu Nogueira da Silva" (MNS). A iniciativa tem entrada livre de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h30, e insere-se nas comemorações do Cinquentenário da UMinho.

A mostra apresenta 27 obras de pintura do espólio do MNS, uma unidade cultural da UMinho, como o retrato do escritor Victor Hugo, dos reis D. Pedro V e Luís XIV (protetor das artes), da princesa Henriqueta de França, mas também de diversas figuras femininas, santos, cenas religiosas e ambientes rústicos. Há ainda um expositor com livros do acervo da Biblioteca Pública de Braga sobre teoria e arte da pintura, um deles de 1724, aludindo a Leonardo da Vinci, Francisco de Holanda ou Charles Baudelaire, entre outros.

A exposição tem a curadoria do diretor do MNS, António Gonçalves: “As obras aqui apresentadas têm por base uma seleção onde o olhar se atende como elemento comum. Os protagonistas, pelos seus distintos olhares na representação pictórica, provocam aceções e estímulos que nos cativam e envolvem. Acedemos às obras fixando-nos numa contemplação cuidada, a desvelar tempos históricos que se tornam contemporâneos do nosso próprio olhar”.