O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) anunciou para setembro de 2024 a abertura do berçário e creche que vão funcionar num equipamento que vai ser construído entre o Hospital de Braga e da Universidade do Minho. A nova resposta social da instituição vai denominar-se “Clube dos Pequenos”, e «surge como resposta para apoiar os colaboradores do Hospital de Braga e da Universidade do Minho», disse a instituição.
«Este projeto inscrito no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, começará a ser construído ainda este ano e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, acolhendo crianças até aos 3 anos de idade», refere a nota de4 imprensa enviada ao Diário do Minho.
O documento acrescenta que o Centro Social do Vale do Homem «assinará, nas próximas semanas», o contrato para iniciar a construção do “Clube dos Pequenos”, que «contará com um número de vagas específicas para descendentes dos colaboradores do Hospital de Braga e da Universidade do Minho, acolhendo até o número máximo de 84 crianças».
Citado no comunicado, Jorge Pereira, presidente do CSVH afirma que «a concretização deste projeto rondará o valor de cerca de 1 milhão e 700 mil euros e as obras iniciar-se-ão no último trimestre deste ano». «Se tudo correr como previsto, até final de setembro de 2024, o projeto estará finalizado», vincou o responsável, destacando que «este projeto é muito importante para os trabalhadores do Hospital de Braga e Universidade do Minho».
«Todos sabemos que a falta de vagas em creches é um problema para muitas famílias. Procuramos, desta forma, aumentar a capacidade de resposta nesta área, sabendo no entanto que outros projetos como este deveriam acontecer. Conciliar a vida profissional e pessoal é, também, uma estratégia aliada a este projeto, nomeadamente no que diz respeito à diminuição do absentismo, aumento da produtividade e retenção de talento», resumiu Jorge Pereira.