twitter

INDAQUA: mais 10 bolsas de estudo chegam a estudantes da Universidade do Minho

INDAQUA: mais 10 bolsas de estudo chegam a estudantes da Universidade do Minho
Fotografia DRr

Redação

Publicado em 02 de agosto de 2023, às 17:10

O apoio tem o valor da propina de um ano, alocada ao ano letivo 2022/2023.

 

 

A INDAQUA e a Universidade do Minho renovaram o protocolo de atribuição de bolsas de estudo a estudantes com comprovada carência económica. Vão ser entregues 10 bolsas a alunos com origem nos territórios com abastecimento de água e gestão de saneamento garantidos pelo Grupo INDAQUA, incluindo a Águas de Barcelos.

 

 A parceria entre a Universidade do Minho e o Grupo INDAQUA, que garante água e saneamento a mais de 810 mil pessoas, começou no ano letivo 2021/2022. A ação de responsabilidade social da empresa começou por entregar cerca de uma centena de bolsas a estudantes de três instituições de ensino: Universidade do Minho, de Aveiro e do Porto.

Agora, a segunda edição vai entregar 40 bolsas de estudo, 10 delas atribuídas na Universidade do Minho. O apoio tem o valor da propina de um ano, alocada ao ano letivo 2022/2023.

“A relação com a Academia tem grande importância para o Grupo INDAQUA, sobretudo, nas instituições mais próximas dos nossos territórios, cuja valorização depende também do trabalho destas Universidades. Para além disso, é nestas instituições que se formam muitos dos nossos profissionais, de diversas áreas”, afirma Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA. “Com estas bolsas, pretendemos premiar a excelência do ensino e reconhecer o esforço dos jovens e das famílias que investem na educação superior”, acrescenta.

“Ações como a do Grupo INDAQUA são muito valorizadas pela Universidade do Minho. Temos a convicção de que o reconhecimento do tecido empresarial é relevante para alargar o apoio dado aos estudantes contribuindo, desta forma, para combater o abandono do Ensino Superior e assegurar, na medida do possível, a universalidade no acesso ao mesmo”, afirma a Administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, Alexandra Seixas.

As “Bolsas INDAQUA” vão ser atribuídas a estudantes de Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado que, apesar da carência económica, não foram abrangidos, por curta margem, na atribuição de apoios estatais. 

Entre os critérios de seleção está ainda a origem dos alunos, que devem ser de municípios com gestão de água e/ou saneamento concessionada ao Grupo INDAQUA (Santo Tirso/Trofa, Feira, Matosinhos, Vila do Conde, Oliveira de Azeméis, Barcelos, Marco de Canaveses e Paços de Ferreira).