O Programa de Férias Inclusivas do Município de Braga – incluIR teve um mês de Julho repleto de actividades desportivas, nomeadamente idas à piscina, jogos de água, jogos tradicionais e de perícia, basquetebol, boccia e polybat, entre muitas outras.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, que tutela o pelouro do Desporto e da Juventude, sublinha “o sucesso do programa incluIR” e o seu impacto “profundamente positivo” na comunidade.
“Estamos extremamente satisfeitos com o impacto e os resultados do incluIR, de uma forma muito especial, na sua dimensão de integração e combate à exclusão social. Ver tantas crianças e jovens a participarem e a interagirem, de modo abrangente e inclusivo, com todas estas iniciativas e actividades, designadamente as desportivas, é o testemunho essencial da valia deste programa, bem como da certeza que o desporto é um grande aliado no crescimento das crianças e jovens”, salienta Sameiro Araújo.
A vice-presidente da Autarquia deixa ainda uma palavra de estima e reconhecimento a todas as pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento e sucesso deste programa.
O incluIR é um programa de férias com o objectivo proporcionar actividades de natureza lúdico-pedagógica, constituindo-se como uma resposta educativa e social que satisfaça as necessidades das crianças e jovens nesta pausa lectiva. O programa tem como destinatários crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, sendo que, no caso das crianças e jovens com necessidades específicas, o limite é até aos 18 anos.
De referir que o incluIR teve início a 19 de Junho e prolonga-se até 8 de Setembro, abrangendo actividades em diversos domínios, como artes plásticas, teatro, música, expressão dramática e corporal, desporto, culinária, iniciativas na área do ambiente e visitas a espaços culturais.