twitter

Pais em Luta pedem soluções para as “pontas”

Pais em Luta pedem soluções para as “pontas”
Fotografia DR

Redação

Publicado em 30 de julho de 2023, às 11:18

Comunicado revela que tentativas para inscrever os educandos com necessidades específicas têm sido infrutíferas

  O Movimento Pais em Luta veio a público denunciar a dificuldade que os encarregados de educação de crianças com necessidades específicas estão a ter em inscrever os filhos nos serviços de CATL das IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Em causa estão as “Pontas letivas”, ou seja, os períodos como manhãs e tardes livres, levando esta asuência de selouções a que os encarregados de educação sejam obrigados a ficar em casa com os filhos, não podendo ir trabalhar.

«Até hoje, o acompanhamento e a inclusão dos nossos filhos apenas é garantida durante o período considerado letivo, ou seja, durante o horário das aulas», referem. Salvaguardando que o Pelouro da Educação do Município de Braga está «envolvido e emprenhado na criação de umaresposta para estes tempos», afirmam, porém que « há obstáculos que ainda não foram ultrapassados, nomeadamente quanto aosespaços onde a resposta municipal, em parceriacom uma associação local, possa ser desenvolvida».

 O comunicado revela que «vários pais trataram de fazer as devidas pré-inscrições nas várias IPSS que têm valência de CATL durante o ano letivo, para poder garantir este serviço e evitar que, mais uma vez, tenham de deixar de trabalhar para poder assegurar o acompanhamento dos seus filhos».

 «Mas tal como no passado, as respostas têm sido negativas, ou de absoluto silêncio perante as nossas inscrições», sustentam.