twitter

Bombeiros portugueses e europeus testam limites em prova única no Bom Jesus

Bombeiros portugueses e europeus testam limites em prova única no Bom Jesus
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 28 de julho de 2023, às 17:41

Na manhã do dia 30 de setembro.

O Bom Jesus de Braga volta a ser pano de fundo da maior prova europeia de bombeiros. “Escadórios da Humanidade” está de regresso no dia 30 de setembro e é aguardada a presença de bombeiros de vários pontos do país e do estrangeiro.


Trata-se de uma subida em corrida com 30 quilos de equipamento caraterísticas únicas no mundo. A prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio com o equipamento completo de proteção individual: casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório isolante de circuito aberto.


Esta prova é um exercício de superação para os bombeiros portugueses e europeus que vão testar os seus limites e uma forma de demonstrar a forma como os bombeiros se preparam para a sua missão ao disputar a classificação, num cenário paradisíaco.


De acordo com a organização, «“Escadórios da Humanidade” já se impôs, sendo uma das maiores provas mundiais e a principal do género na Europa, o que nos deixa satisfeitos com esta grande adesão de bombeiros, cabendo-nos assim ir melhorando, consecutivamente, de ano para ano».


Em 2022, a competição contou com cerca de 825 bombeiros e 131 bombeiras, operacionais pertencentes a 136 corporações, o que contribuiu decisivamente para elevar o nível de competitividade, mas sempre com todo o “fair-play”. A edição de 2023 promete mais uma vez surpreender pelo número de recordes já alcançados, mesmo antes da sua realização, sendo cada vez mais internacional, conforme comprova já o crescendo das inscrições de participantes de diversos continentes.


Este evento é organizado pela Associação Família de Elite e a ADN Eventos Desportivos, com apoio da Câmara Municipal de Braga.