twitter

Agrupamento 1 da Sé reunido em acampamento

Agrupamento 1 da Sé reunido em acampamento
Fotografia DR

Redação

Publicado em 24 de julho de 2023, às 10:01

O grupo viveu momentos únicos e marcantes

 O Agrupamento 1 da Sé de Braga viveu, no início deste mês, o seu acampamento de agrupamento no Centro Escutista do Oeste em Salir do Porto, o qual contou com a participação de 105 elementos. Segundo a organização, este momento «foi vivido de um modo especial por se integrar nas comemorações do centenário do CNE [Corpo Nacional de Escutas], assim como do próprio Agrupamento».

 Os elementos, integrados no imaginário da atividade, constituíram as casas representativas da Nobreza Portuguesa e prepararam-se para “defender o reino na grande Batalha de Aljubarrota”, guiados pela figura de Nuno Álvares Pereira, o santo condestável. Os primeiros dois dias foram dedicados às secções, procedendo à montagem de campo, reconhecimento do local, contacto e vivência com a população local e ainda muitos jogos. Nos restantes dias, o Agrupamento reuniu-se tendo os elementos sido organizados em casas (conjunto de elementos das diversas secções). Os jovens realizaram um jogo de vila em S. Martinho do Porto, onde puderam participar em diversos jogos de competição entre si, conhecer melhor a localidade, assim como usufruir de atividades na praia.

 Durante esses dias preparam-se para “a defesa do reino”, com diversas jogos e dinâmicas e por fim viveram a tão aguardada batalha, na qual as casas defenderam com honra o Reino tendo “triunfado sobre os castelhanos”. Ao final do dia, e de modo a celebrar o triunfo alcançado, realizou- se um animado fogo de conselho. No quinto dia, o destino foi Fátima, onde familiares e amigos dos elementos os esperavam, podendo assim celebrar a fé em família escutista.

 Antes do regresso a Braga, a atividade encerrou com o anúncio da casa vencedora do acampamento, entrega de anilhas de mérito e a realização das passagens de secção. Para o Agrupamento 1 da Sé, estes foram «dias marcantes, que ficarão para sempre marcados na sua história», a qual «esperam se estenda por muitos anos».