A agência adotou o regime remoto desde o início do projeto-piloto do Governo, em junho, mas agora trocou o Porto por Braga para encontros de equipa.
A Onya Health é uma agência de comunicação especializada em saúde e agora está oficialmente em Braga. A empresa, que manteve escritório durante quatro anos na zona metropolitana do Porto em regime híbrido, escolheu a cidade bracarense para encontros casuais de equipa. “Adotamos o regime remoto e passamos a trabalhar 36 horas por semana. Por isso, decidimos fazer esta mudança por ser uma cidade que oferece um acesso mais facilitado que o Porto, nomeadamente a nível de trânsito”, explica a diretora-geral, Vânia Lima.
"Esta mudança estratégica demonstra o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho que privilegia a flexibilidade e a liberdade, mas que se esforça por manter o contacto entre os funcionários, através de brainstormings e team buildings”, continua. "A nova sede em Braga, num espaço cowork, vai permitir reunir a nossa equipa para encontros presenciais ocasionais. A nossa prioridade é manter o regime remoto, que nos dá a possibilidade de aproveitar os benefícios da tecnologia e proporcionar uma experiência de trabalho mais equilibrada e gratificante para os nossos trabalhadores", diz.
A agência de comunicação foi criada por ex-alunos da Universidade do Minho e anunciou recentemente a participação no projeto-piloto do Governo da semana de quatro dias de trabalho. "Adotamos o regime de 36 horas semanais em média, ou seja, alternamos a semana normal de 40 horas com uma semana de 32 horas, em que temos a sexta-feira livre”, explica a diretora-geral.
“Para já, o feedback tem sido muito positivo: a equipa está mais feliz e motivada. Conseguimos aproveitar ainda mais o verão e estar mais com a família”. O projeto tem uma duração de seis meses e termina no final do mês de novembro. A empresa garante que no fim da iniciativa vai avaliar o impacto desta medida, de forma a implementar este modelo permanentemente: “Acreditamos que o futuro passa por esta mudança”.
A empresa presta serviços ao setor da saúde na área de comunicação, como design, criação de conteúdo, redes sociais, medical writing e assessoria de imprensa. “Neste momento, temos clientes que vão desde farmacêuticas e startups de saúde a associações de doentes e sociedades científicas. Descomplicamos a saúde para aproximar públicos e melhorar os níveis de literacia em saúde dos portugueses”, conclui Vânia Lima.