O Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial do Sameiro, deteve esta segunda-feira, dia 10 de julho, um homem de 59 anos, por posse de armas proibidas, na localidade de Pedralva, no concelho de Braga. A informação foi avançada esta terça-feira.
Em comunicado, a GNR adianta que, "no âmbito de uma investigação pela crime de ameaça com recurso a arma de fogo, que decorria há nove meses, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que o suspeito era detentor de armas proibidas". "No seguimento das diligências policiais, foi dado cumprimento a quatro mandados de busca, dois domiciliários e dois em veículos", acrescenta a nota.
Foram assim apreendidas 226 munições, dez cartuchos, três réplicas de pistolas/revólveres, três carabinas de arma de ar comprimido, duas espingardas de caça, um revólver, uma arma de fogo, um sabre/baioneta e um bastão em madeira. O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Braga.
A GNR relembra que, "de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida".