A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em colaboração com o Departamento de Engenharia Biológica (DEB), organiza de 10 a 14 de julho, no campus de Gualtar, em Braga, a segunda edição da “UM_INT: UMinho INTernational Lab Staff Week”. O encontro junta 19 representantes de 14 universidades parceiras, de 11 países, no âmbito dos projetos Erasmus+.
O evento conta com várias sessões, seminários e workshops ligados à gestão de laboratórios, como equipamentos, produtos químicos, recursos biológicos, material, resíduos, espaços, serviços, segurança e formação. Os participantes vêm de 11 países, nomeadamente Alemanha, Argélia, Áustria, Espanha, Islândia, Jordânia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia e Turquia.
O objetivo da atividade é, frisa a instituição em comunicado, proporcionar "uma experiência de aprendizagem intercultural através de diversos momentos de networking, criando o ambiente ideal para a partilha de experiências e boas práticas na área". A iniciativa vai também divulgar a plataforma de gestão laboratorial EASY GOV, que visa melhorar a gestão dos recursos e das práticas, reduzir tempo e custos, para além de fortalecer a produtividade e a competitividade nas instituições.
A iniciativa contou, na abertura, com a presença da vice-reitora de Educação e Mobilidade Académica da UMinho, Filomena Soares, a diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, Ana Esteves, e o presidente da ECUM, José González-Méijome. Prevê ainda a apresentação da Arqus - Aliança Europeia Universitária, a cargo do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.