twitter

UMinho promove semana com profissionais de laboratório de 11 países

UMinho promove semana com profissionais de laboratório de 11 países
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 10 de julho de 2023, às 16:49

De 10 a 14 de julho.

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em colaboração com o Departamento de Engenharia Biológica (DEB), organiza de 10 a 14 de julho, no campus de Gualtar, em Braga, a segunda edição da “UM_INT: UMinho INTernational Lab Staff Week”. O encontro junta 19 representantes de 14 universidades parceiras, de 11 países, no âmbito dos projetos Erasmus+.

O evento conta com várias sessões, seminários e workshops ligados à gestão de laboratórios, como equipamentos, produtos químicos, recursos biológicos, material, resíduos, espaços, serviços, segurança e formação. Os participantes vêm de 11 países, nomeadamente Alemanha, Argélia, Áustria, Espanha, Islândia, Jordânia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia e Turquia.

O objetivo da atividade é, frisa a instituição em comunicado, proporcionar "uma experiência de aprendizagem intercultural através de diversos momentos de networking, criando o ambiente ideal para a partilha de experiências e boas práticas na área". A iniciativa vai também divulgar a plataforma de gestão laboratorial EASY GOV, que visa melhorar a gestão dos recursos e das práticas, reduzir tempo e custos, para além de fortalecer a produtividade e a competitividade nas instituições.

A iniciativa contou, na abertura, com a presença da vice-reitora de Educação e Mobilidade Académica da UMinho, Filomena Soares, a diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, Ana Esteves, e o presidente da ECUM, José González-Méijome. Prevê ainda a apresentação da Arqus - Aliança Europeia Universitária, a cargo do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.