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Embratur reuniu em Braga para partilhar boas práticas de promoção turística

Embratur reuniu em Braga para partilhar boas práticas de promoção turística
Fotografia DR

Redação

Publicado em 05 de julho de 2023, às 15:07

Os membros da direcção de inovação e gestão da Embratur tiveram a oportunidade de conhecer propostas e soluções estruturantes no campo da inovação territorial, com foco no sector do turismo.

Embratur reuniu em Braga para partilhar boas práticas de promoção turística

O Município de Braga acolheu, no Posto de Turismo, o EmbraturLAB, centro de inovação em turismo da Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, acompanhado pelo CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial, com o objectivo de promover o intercâmbio de boas práticas no âmbito do empreendedorismo, inteligência de dados e promoção territorial.

O EmbraturLAB é o braço de inovação da Embratur e foi desenvolvido em parceria com universidades, investigadores e empreendedores. O objectivo é promover iniciativas que estimulem a sustentabilidade, acelerem a inovação, melhorem a competitividade dos serviços e aprimorem a experiência dos turistas estrangeiros no Brasil.

“Estabelecer parcerias, estreitar laços e ter a possibilidade de partilhar boas práticas com um organismo da importância da Embratur é muito importante para Braga. Esta foi também uma oportunidade de estabelecer algumas iniciativas comuns a desenvolver como acções de promoção de Braga no Brasil”, explicou António Barroso, em representação da Câmara Municipal de Braga.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico de Braga, a estratégia de promoção turística desenhada em 2017 (e em actualização), o relatório de sustentabilidade municipal, a participação na rede Urbact “Tourism Friendly Cities”, a dinamização de programas de empreendedorismo na Startup Braga e toda a acção de articulação que o Município desenvolve com os parceiros públicos e privados, foram o centro da reunião de intercâmbio, onde a Embratur, com a sua nova gestão, também partilhou ideias e projectos que para a promoção turística do Brasil.

De acordo com Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial, a decisão de incluir Braga nesta acção de ‘benchmarking’ é justificada pelo facto de “Braga se consolidar cada vez mais como um centro de referência em inovação e promoção territorial.”

Segundo o responsável, “Braga tem demonstrado um notável desempenho ao nível do ‘branding’ e do marketing territorial, tornando-se uma inspiração para outras cidades a nível nacional e internacional”, acrescentando que esta visita “é mais um testemunho do reconhecimento internacional do trabalho realizado em Braga e consolida o seu estatuto enquanto marca de referência”.

Por seu turno, o director de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd referiu que, para a agência brasileira, “é essencial conhecer diferentes realidades e as referências sobre Braga são tão relevantes no âmbito da promoção turística que conhecer e poder conversar sobre elas é muito determinante para o trabalho que pretendemos fazer pelo Brasil. Saímos satisfeitos e cientes que vamos continuar a trabalhar em conjunto para promover o Brasil, Braga e Portugal”, destacou.

A finalizar o encontro, António Barroso salientou que, actualmente, Braga “possui um ecossistema empreendedor bastante relevante no domínio do Turismo, nomeadamente através da sua promoção territorial que contempla a presença em feiras internacionais em articulação com diversas instituições, organismos e empresas locais e regionais. Nesse sentido, “desenvolvemos várias acções de auscultação permanente a empresários locais do sector, não esquecendo os programas de aceleração da Startup Braga, como por exemplo do iTech tourism, que incrementam e impulsam os negócios do turismo com um foco muito inovador e diferenciador”, concluiu.