O s alunos de 10.º e 11.º do Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB) dedicaram duas semanas ao trabalho voluntário com a Associação Humanitária DOMUS – Dignificar a Habitação.
Os jovens trabalharam numa construção em Tadim, no âmbito do projeto Reconstruir, iniciativa que visa promover o acesso à habitação permanente de famílias refugiadas, e também portuguesas, a viver em Portugal.
Neste projeto, estão a ser construídas seis casas para seis famílias, cujos custos de construção são reduzidos, através de materiais doados e da mobilização de voluntários para apoio na obra. Os alunos do CLIB dedicam habitaulmente parte do seu tempo a apoiar projetos na comunidade e vêem com especial carinho e regozijo esta hora, pelas histórias pessoais que conhecem, na primeira pessoa, e as histórias de vida que ajudam a reconstruir.
Alguns destes alunos têm trabalhado nos últimos meses em conjunto com uma destas famílias no desenvolvimento de uma plataforma que fornece um meio através do qual os refugiados podem alavancar o seu próprio negócio, vendendo produtos dos seu país de origem.
Helena Pina Vaz, diretora do CLIB, considera que «a situação do refugiado é uma das mais duras condições humanas, pelo que o CLIB nunca poderia ficar indiferente e de braços cruzados perante este flagelo que continua a revelar-se imparável».