A Cooperativa de Ensino Alfacoop, detentora do Colégio Alfacoop, em Braga, recebeu esta sexta-feira, no auditório do Palacete Araújo Porto, no Porto, uma Menção Honrosa na categoria Turnaround da Escola dos Prémios +ESCOLA AEEP.
"A Menção Honrosa atribuída à Cooperativa de Ensino Alfacoop, na categoria Turnaround da Escola, reconhece o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Administração, constituído pelos professores Sérgio Lino (presidente), Isabel Araújo e João Rei (vogais), que, desde 2018, está à frente dos destinos da Cooperativa", refere a Cooperativa, em comunicado enviado às redações. "Esta administração conseguiu não só criar um projeto educativo de sucesso, mas alcançar o equilíbrio financeiro", acrescenta.
Com o término dos contratos de associação em 2016, a Cooperativa redefiniu objetivos com a visão de inovar na educação. Em 2018, criou um colégio privado com novas valências, apostando numa oferta educativa do pré-escolar ao secundário, com ensino regular e profissional, e oferta do ensino artístico da música a partir do 5º ano.
"O número crescente de alunos, eram 200 em 2018, hoje são 1078, prova a confiança crescente das famílias da região no projeto do Colégio e da Cooperativa. Este crescimento do número de alunos representou também um aumento do número de profissionais docentes e não-docentes, com a criação de 60 novos postos de trabalho, e a criação de emprego indireto nos parceiros e fornecedores da Cooperativa", refere a nota.
A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo lançou a primeira edição dos Prémios Escola AEEP este ano letivo, com o objetivo de identificar e reconhecer práticas de inovação e desenvolvimento em vários contextos de escola. Os prémios vão ser atribuídos bienalmente em nove categorias.