A União das Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto promoveu o concerto “Cantemos o S. João”, na igreja de S. João do Souto.
Integrado nas Festas de S. João de Braga, o evento foi levado a cabo em parceria com a Associação de Festas de S. João de Braga e a Associação Cultural e Festiva Sinos da Sé.
Segundo a organização, «foi em ambiente de festa que se cantou o S. João», nesta que já é uma «tradição e referência» das sanjoaninas de Braga. Este espetáculo, que foi agora retomado, «traduz de forma alegre uma cultura, religiosidade e sabedoria popular de valor inestimável para a nossa comunidade», referiu o presidente da Junta, Miguel Pires.
O autarca salientou a qualidade e dimensão das festas de S. João de Braga que tiveram a sua origem na freguesia de S. João do Souto.
O presidente da Associação de Festas de S. João de Braga agradeceu a iniciativa e salientou a importância desta «sábia e antiga parceria» entre a Junta de Freguesia de S. José de Lázaro e S. João do Souto, a Associação cultural Sinos da Sé e a Associação de Festas de S. João. «É um dos momentos que não dispenso no panorama cultural e religioso das festas», referiu Firmino Marques perante o público que encheu a igreja de S. João do Souto.
O diretor artístico dos “Sinos da Sé”, José Machado, destacou os ricos detalhes históricos e artísticos sobre o cancioneiro.