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Projeto de intervenção artística comunitária em exposição na Escola Secundária Alberto Sampaio

Projeto de intervenção artística comunitária em exposição na Escola Secundária Alberto Sampaio
Fotografia DR

Redação

Publicado em 22 de junho de 2023, às 17:12

Mais de 300 alunos participaram na criação do mural artístico “Origens”

“Nunca se perde tempo com aquilo que amamos”.

A frase, da autoria do historiador Alberto Sampaio, deu, hoje, dia 22 de Junho, o mote para a inauguração do projecto de intervenção artística comunitária “Origens”, que embeleza uma parede da Escola Secundária Alberto Sampaio.

O projecto foi desenvolvido pelo Centro Artístico – A Casa ao Lado, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, e está integrado no «ATLAS – Programa de Mediação Cultural» - promovido pelo Município de Braga e alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.

Ao longo de três meses (Março, Abril e Maio) mais de 300 alunos participaram na pintura mural envolvendo 16 turmas do 12º ano do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que o Atlas é especialmente dirigido às comunidades educativas, envolvendo ao todo oito iniciativas nas mais diversas áreas, da música à dança, cinema, fotografia, pintura e artes visuais, sempre com a dimensão do desafio à criatividade e à arte urbana. “É um projecto que valoriza os jovens, os professores e as escolas”.

Por sua vez, Suzana Leite, coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Município na área da cultura e nas escolas, salientando que “Braga trabalha com as escolas e não nas escolas”. A responsável afirmou ainda que “o contacto dos artistas com os jovens tem um poder transformador”.

“Origens” é um projecto de intervenção artística que pretendeu promover a transformação social para a igualdade e liberdade. O reconhecimento da diferença é importante para a gestão e consciência da diversidade cultural nas escolas. A igualdade, por sua vez, é fundamental para permitir que todos adquiram competências que lhes permitam superar as barreiras sociais.