twitter

Crianças vestem as cores das festas e dão o arranque para dez dias de intensa animação

Crianças vestem as cores das festas e dão o arranque para dez dias de intensa animação galeria icon Ver Galeria
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 16 de junho de 2023, às 16:16

As Festas do S. João de Braga começaram hoje com muita cor e alegria

Cerca de 800 crianças de 13 escolas deram esta manhã o arranque para as Festas de S. João de Braga que decorrem até ao dia 25. Vestindo trajes alusivos ao momento, com as habituais tonalidades coloridas e adereços por si realizados, desfilaram desde a Avenida Central até à Praça do Município onde assistiram a algumas atuações das crianças que estão a aprender folclore e percussão nas AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular).


Este ano houve uma novidade: cada instituição recebeu uma peça de um puzzle com parte de uma imagem de S. João que, no fim, foi montada em palco.


À margem desta inciativa, que não se realizou nos últimos três anos (em dois deles devido à pandemia e no anterior devido ao mau tempo), Sofia Araújo, da Associação de Festas de S. João de Braga, explicou que só não participaram mais escolas devido à dificuldade em encontrar autocarros que garantissem o transporte. «Algumas escolas não puderam vir senão tínhamos mais de duas mil crianças porque havia vontade da maior parte das escolas. Estas são maioritariamente do centro da cidade», explicou.


Segundo a responsável, este desfile permite começar o S. João com os mais pequenos e «em grande». «O S. João é dos mais pequeninos aos mais velhos que também foram convidados a vir ver», disse, salientando a importãncia deste evento no sentido de «cativar os mais novos para a tradição da cidade». «O S. João é nosso, é a maior festa do país e a mais antiga festa popular e nós queremos que o ADN que os bracarenses têm não se perca, que estes meninos que estão aqui hoje sejam o futuro do S. João de Braga», sustentou Sofia Araújo.