twitter

UMinho debate os impactos da Universidade em Portugal em conferência dos 50 anos do Expresso

UMinho debate os impactos da Universidade em Portugal em conferência dos 50 anos do Expresso
Fotografia DR

Redação

Publicado em 15 de junho de 2023, às 09:25

A iniciativa realiza-se na sexta-feira e integra-se no programa oficial do cinquentenário da Universidade.

Os 50 anos do Expresso vão passar pela Universidade do Minho (UMinho). Esta sexta-feira, dia 16 de junho, o edifício da Reitoria da UMinho, no Largo do Paço, acolhe a conferência “50 anos: Expansão e Impactos da Universidade em Portugal”. A iniciativa conta com a parceria da UMinho e integra-se no programa oficial de comemorações do 50º aniversário da instituição.
 
O momento de debate arranca às 15h00 com as notas de abertura a cargo do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e João Vieira Pereira, diretor do Expresso. Segue-se a conferência que tem como intervenientes o professor da Escola de Economia e Gestão da UMinho, Fernando Alexandre, a ex-aluna da UMinho e vice-presidente da Accenture Portugal, Manuela Vaz, a arquiteta paisagista, Teresa Andresen, e a diretora de investigação da Fundação José Neves, Margarida Rodrigues. O evento vai ser transmitido em direto no Facebook e vai ser amplificado no Expresso Online, no mesmo dia, através de uma reportagem de acompanhamento à conferência e entrevistas aos vários oradores.

Para além da conferência que tem lugar na UMinho, a cidade de Braga vai ainda receber a exposição comemorativa dos 50 anos do Expresso. A mostra vai estar patente ao público de 16 a 27 de junho, no Largo Carlos Amarante, e é composta por um conjunto de painéis com as melhores capas de cada um dos 50 anos em que o Expresso fez parte da vida dos portugueses.
 
O Expresso tem percorrido o país, desde janeiro de 2023, num roadshow comemorativo dos 50 anos visitando todas as capitais de distrito. A publicação cinquentenária pretende celebrar o seu passado, mas acima de tudo olhar o futuro junto dos mais jovens. Para isso o Expresso tem envolvido parceiros locais, nomeadamente universidades e centros de inovação, entre outros. O evento desta sexta-feira conta com o apoio da Altice Portugal, Banco BPI, Hyundai e The Navigator Company.