Os 50 anos do Expresso vão passar pela Universidade do Minho (UMinho). Esta sexta-feira, dia 16 de junho, o edifício da Reitoria da UMinho, no Largo do Paço, acolhe a conferência “50 anos: Expansão e Impactos da Universidade em Portugal”. A iniciativa conta com a parceria da UMinho e integra-se no programa oficial de comemorações do 50º aniversário da instituição.
O momento de debate arranca às 15h00 com as notas de abertura a cargo do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e João Vieira Pereira, diretor do Expresso. Segue-se a conferência que tem como intervenientes o professor da Escola de Economia e Gestão da UMinho, Fernando Alexandre, a ex-aluna da UMinho e vice-presidente da Accenture Portugal, Manuela Vaz, a arquiteta paisagista, Teresa Andresen, e a diretora de investigação da Fundação José Neves, Margarida Rodrigues. O evento vai ser transmitido em direto no Facebook e vai ser amplificado no Expresso Online, no mesmo dia, através de uma reportagem de acompanhamento à conferência e entrevistas aos vários oradores.
Para além da conferência que tem lugar na UMinho, a cidade de Braga vai ainda receber a exposição comemorativa dos 50 anos do Expresso. A mostra vai estar patente ao público de 16 a 27 de junho, no Largo Carlos Amarante, e é composta por um conjunto de painéis com as melhores capas de cada um dos 50 anos em que o Expresso fez parte da vida dos portugueses.
O Expresso tem percorrido o país, desde janeiro de 2023, num roadshow comemorativo dos 50 anos visitando todas as capitais de distrito. A publicação cinquentenária pretende celebrar o seu passado, mas acima de tudo olhar o futuro junto dos mais jovens. Para isso o Expresso tem envolvido parceiros locais, nomeadamente universidades e centros de inovação, entre outros. O evento desta sexta-feira conta com o apoio da Altice Portugal, Banco BPI, Hyundai e The Navigator Company.