twitter

Braga recebeu visita do quinto neto do primeiro imperador do Brasil

Braga recebeu visita do quinto neto do primeiro imperador do Brasil galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 15 de junho de 2023, às 15:53

Entre os dias 28 e 30 de maio, a comitiva conheceu vários locais históricos em Braga, como a Basílica dos Congregados e o Santuário do Bom Jesus do Monte

A bimilenar cidade de Braga recebeu, entre os dias 28 e 30 de maio, a visita imperial do Príncipe Dom Pedro de Bourbon Orleans e Bragança, quinto neto do primeiro Imperador do Brasil, que representa a sua linha primogénita.

No decorrer da visita houve oportunidade de conhecer diversos monumentos da cidade, incluindo a Basílica do Bom Jesus do Monte e o parque envolvente, onde a comitiva foi recebida pelo cónego Mário Martins. Decorreu ainda uma visita à Basílica dos Congregados, conduzida pelo reitor da Basílica, o Padre Paulo Terroso, e pelo bracarólogo Rui Ferreira.


A visita de Dom Pedro de Bourbon Orleans e Bragança aconteceu em resposta ao convite da genealogista e investigadora bracarense Alexandra Pereira de Castro e do seu marido, Artur Anselmo Pereira de Castro, residentes no Paço da Quinta de Juste, em Santa Lucrécia de Algeriz.


O destaque do programa do primeiro dia da visita aconteceu precisamente no Paço da Quinta de Juste, onde decorreu um jantar de gala, oferecido pelos proprietários. Aqui estiveram presentes D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga; o cónego José Paulo Abreu, deão da Sé de Braga; o cónego Hermenegildo Faria, chantre da Sé e pároco de São Frutuoso de Montélios e de São Martinho de Dume; e o reverendo Padre Paulo Terroso, reitor da Basílica dos Congregados, onde está sedeada a Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Santa Ana dos Congregados, na qual Dom Pedro ingressou como Irmão Honorário.


A insígnia de irmão honorário da Basílica dos Congregados foi colocada ao quinto neto do primeiro imperador do Brasil pelo Arcebispo Metropolita, D. José Cordeiro.Marcaram também presença o marquês de Lindoso, Adolfo Bourbon, e o conde de Vila Pouca, Nuno Roby, entre outros convidados.


Posteriormente, no segundo dia da visita, o grupo visitou a Basílica do Bom Jesus do Monte e o parque envolvente, tendo sido recebido pelo cónego Mário Martins, que convidou Dom Pedro de Bourbon a assinar o Livro de Honra da Confraria de Bom Jesus do Monte. 


A visita à Basílica dos Congregados aconteceu de tarde, tendo o reitor,  o Padre Paulo Terroso, e o investigador Rui Ferreira feito uma abordagem histórica acerca da sua edificação, bem como da instalação e percurso da Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Santa Ana dos Congregados, com a assinatura do Livro de Honra.


O último dia ficou marcado por uma visita à Sé de Braga e à sua exposição permanente, tendo a comitiva sido acompanhada pela responsável pelo Tesouro Museu da Sé, Fernanda Barbosa, que prestou importantes e detalhadas explicações.


Além do Tesouro da Sé, foram visitadas as capelas dos fundadores aí sepultados: a do Conde D. Henrique e da Rainha Dona Teresa, pais de D. Afonso Henriques, bem como a do príncipe D. Afonso, filho mais velho do Rei D. João I, e a capela da Glória, onde está sepultado o Arcebispo D. Gonçalo Gonçalves Pereira, avô paterno do Condestável D. Nuno Álvares Pereira.


No final do ano passado, no âmbito do bicentenário da independência do Brasil, e sob o alto patrocínio de Dom Pedro, foi fundado em Lisboa o Imperial Instituto São Pedro de Alcântara, instituição sem fins lucrativos que visa promover e fomentar as relações histórico-culturais entre Portugal e Brasil, bem como desenvolver uma atividade de ação social, apoiando algumas instituições carenciadas, e divulgar a história comum dos dois países. Alexandra Pereira de Castro aceitou o convite de Dom Pedro de Bourbon Orleans e Bragança para ser a delegada deste Instituto em Braga e em toda a região do Minho.