twitter

Centro Juvenil de S. José celebra protocolo de parceria com a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga

Centro Juvenil de S. José celebra protocolo de parceria com a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 13 de junho de 2023, às 16:37

A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga e o Centro Juvenil de S. José celebraram um protocolo de parceria, no âmbito da formação profissional.

Esta parceria surge após a abertura da Oficina de Formação do Centro Juvenil de S. José, que ocorreu em março do presente ano, cuja missão é potenciar o crescimento de pessoas e organizações, e promover a aprendizagem ao longo da vida.

A parceria tem como finalidade o desenvolvimento de atividades conjuntas de formação e qualificação, potenciando uma ação integrada e coordenada, com vista à sustentação de dinâmicas ao nível da formação profissional.

Neste sentido, a UDIPSS de Braga e a Oficina de Formação do Centro Juvenil de S. José comprometem-se a planear e desenvolver projetos formativos, no sentido de atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos e competências, com vista aumentar a qualificação profissional.

Fundado no vetusto Convento das Capuchinhas, desde 1915, o Centro Juvenil de S. José é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Guimarães.

Tendo na sua génese o acolhimento e inserção social de crianças e jovens sem o apoio familiar essencial ou em risco de exclusão social, o Centro Juvenil de S. José é atualmente detentor de três respostas sociais: uma Casa de Acolhimento, uma Creche (situada em Felgueiras), e um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. 

Paralelamente, desenvolve duas atividades económicas secundárias, de modo a devolver algum equilíbrio financeiro à IPSS: um Hostel (Alojamento Local) e um Centro de Formação (Oficina de Formação).