twitter

Avô Domingos celebrou 102 anos de vida mantendo a boa disposição e energia

Avô Domingos celebrou 102 anos de vida mantendo a boa disposição e energia
Fotografia DR

Redação

Publicado em 07 de junho de 2023, às 10:00

O aniversariante dedicou a sua vida à poda de árvores e vinhas.

OAvô Domingos celebrou esta terça-feira 102 anos de vida com uma festa que marcou uma viagem tão grande e única pela vida.

O aniversariante é natural de Adaúfe e vive em Palmeira. É pai de seis filhos e tem 15 netos, 28 bisnetos e quatro trinetos. Conta a família que, quando era criança, apa- nhou um susto e, como gaguejava, nunca frequentou a escola. Por isso, nunca soube ler ou escrever, mas «conta histórias como ninguém». «Não é pessoa de dramas, mas guarda em si muita teimosia. De riso fácil e malandro, com bom sentido de humor», explica.

Durante a sua idade ativa, Domingos foi podador de profissão. «Podava como ninguém e conhece as árvores e vinhas do seu jardim», garantem os familiares, lembrando que «há podadores e outros que cortam as vides».

Aos 102 anos, Domingos ainda tem autonomia, vive sozinho e faz as suas pequenas lides diárias, apesar de ser carinhosamente acompanhado pelos filhos e pelo seu cão de estimação. «A idade já se faz sentir na audição, com algumas problemas, mas não na energia e na malandrice», vincam.

O seu dia começa com uma pequena caminhada, com visita ao café da rua e, pelo caminho, põe a conversa em dia com os vizinhos que vai encontrando. Cuida ainda dos seus animais que tanto adora, trata e cuida da sua horta com todo o carinho e conhecimento que a vida lhe trouxe. Esta terça-feira, o dia foi de festa e de felicidade junto dos que lhe são mais queridos.