twitter

Imagem de São João da Ponte tem “vestes novas” para festas

Imagem de São João da Ponte tem “vestes novas” para festas galeria icon Ver Galeria
Paróquia de Santo Adrião/DM
Fotografia

Publicado em 05 de junho de 2023, às 15:18

Imagem do século XVII da Capela de São Adrião foi restaurada à condição original, mais colorida.

Depois de uma intervenção de dois meses, a paróquia de Santo Adrião vai apresentar, nas festas de São João, uma imagem de São João da Ponte renovada. O restauro atribui um caráter “especial”  à preparação das comemorações religiosas deste ano.

A escultura, com “vestes novas”, é “de particular valor artístico e cultural, quer pela antiguidade quer pelo excelente trabalho escultórico”, e vai estar presente na Capela de São João da Ponte, regressando ao seu lugar depois do processo de restauro.

A intervenção na peça, que estava em mau estado de conservação, foi levada a cabo pelo conservador-restaurador bracarense Luís Marques. O maior problema era a repintura que foi levada a cabo em toda a imagem.

Segundo o especialista, e com base em algumas indicações recolhidas, a imagem teria sido alvo de intervenção há várias décadas, por casas de arte sacra bracarenses entretanto extintas, há pelo menos 30 anos. Então, a intervenção terá sido baseada na execução de uma nova pintura, com o particular do enegrecimento do corpo e a aplicação de uma forte camada de verniz celuloso como proteção final. 

O trabalho de restauro focou-se, essencialmente, no uso da estratigrafia para perceber as várias camadas que compunham a peça, com o objetivo de encontrar e recuperar a decoração primitiva da imagem.

Após esse passo, foi desenvolvido “um minucioso processo de levantamento de repintes e camadas de preparação, por ação mecânica a bisturi”. Seguiu-se a recuperação de toda a decoração original encontrada, “que devolveu o esplendor das tonalidades dos pigmentos e a leitura original do conjunto escultórico”.

A pintura original, encontrada debaixo da camada aplicada na última intervenção, foi alvo de alguns preenchimentos, “com nivelamentos de lacunas muito pontuais ao nível do substrato, com consequente reintegração pictórica de continuidade, sob a técnica diferenciada”. O restauro completo só foi possível porque a intervenção anterior não danificou a pintura original.

De acordo com Luís Marques, pela antiguidade do restauro anterior, e pelas indicações recolhidas junto das comissões responsáveis pela Capela de São João da Ponte, “não existe ninguém vivo que tenha memória da imagem no seu estado original”.

Sob o ponto de vista da composição pictórica original, Luís Marques adianta que a decoração encontrada e recuperada é secular e de uma riqueza artística impar, relevando a importância desta imagem e do culto a São João Baptista na cidade de Braga.

A paróquia de Santo Adrião vai apresentar a imagem de São João da Ponte aos devotos nas destas de São João, as festas sanjoaninas mais antigas de Portugal, que começam a 16 de junho, com a Novena a São João Batista, e terminam no dia 25, com a edição de 2023 da Corrida de São João.