twitter

“Black Pig Race” quer juntar as famílias numa prova de obstáculos de cariz social

“Black Pig Race” quer juntar as famílias numa prova de obstáculos de cariz social
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 05 de junho de 2023, às 17:43

Num percurso de sete quilómetros, os participantes são desafiados a ultrapassar cerca de 30 obstáculos.

A “Black Pig Race” - ou Corrida do Porco Preto está de regresso a Braga, por ocasião das Festas de S. João, convidando as famílias a participarem numa prova de obstáculos urbana que se reveste também de cariz solidário, já que as verbas angariadas revertem para o Fundo Social Sanjoanino que, por sua vez, apoia o pojeto “Housing First”, da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga.


Esta que é a 5.ª edição da corrida está marcada para o dia 17 de junho, às 17h00. O local de partida e de chegada é o Parque de S. João da Ponte. O percurso para os participantes adultos vai depois até ao Monte do Picoto, num total de sete quilómetros ao longo dos quais os “atletas” terão de ultrapassar cerca de 30 obstáculos, uma naturais, outros propositadamente criados para o efeito, desde insufláveis a pneus. Terão ainda de passar por uma argola e por debaixo de um tanque PANDUR e transportar um pneu em parte durante uma parte do caminho.


Trata-se, segundo Luís Gomes, da empresa SincTime, que se associa às Festas de S. João de Braga na realização deste evento, de uma prova de cariz médio/fácil e que não exige uma elevada preparação física.
Em simultâneo, a “Black Pig Race” conta com uma prova dedicada aos mais novos, com idades compreendidas entre os seis e os 15 anos. Esta começa também no Parque da Ponte, mas vai somente até ao Coreto junto à capela, num percurso de 700 metros. Ao todo, haverá seis obstáculos para ultrapassar.

De acordo com Luís Gomes, a prova para adultos pode ser disputada por um total de 450 participantes, havendo apenas vagas para mais 150, uma vez que dois terços já estão preenchidas. No caso da prova para as crianças, no ano passado participaram mais de 30 e, nesta quinta edição, a organização espera chegar às 50. As inscrições decorrem até ao dia 12 de junho, através do site da SincTime e custam 15 euros para os adultos e sete euros no caso das crianças.


Na apresentação da “Black Pig Race”, o presidente da Associação de Festas de S. João de Braga lembrou as duas vertentes desta atividade integrada na programação que decorre de 15 a 26 deste mês: por um lado, a vertente desportiva e de lazer e, por outro, a vertente da inclusão, chamando as famílias a participarem no desafio. «O objetivo é passar, em conjunto, momentos felizes», referiu Firmino Marques, salientando que «as famílias são o baluarte estrutural das festividades», ajudando a perpetuar as festas ao longo dos séculos.