twitter

Câmara de Braga lança programa de capacitação de cuidadores informais

Câmara de Braga lança programa de capacitação de cuidadores informais
Fotografia DR

Redação

Publicado em 01 de junho de 2023, às 11:42

A medida visa promover a capacitação informal para o ato de cuidar através do conhecimento da doença.

A Câmara Municipal de Braga acaba de lançar um programa de capacitação para cuidadores informais. A medida visa promover a capacitação informal para o ato de cuidar através do conhecimento da doença, aquisição de capacidades e competências para a prestação de cuidados de saúde e diversas tipologias de apoio, nomeadamente psicológico.

O programa prevê a realização de sessões teórico-práticas que incidem sobre o papel do cuidador, a doença e a sua evolução, o efeito da doença nas emoções e as alterações comportamentais, os apoios e recursos disponíveis na comunidade, actividades de estimulação cognitiva, estratégias de autocuidado e gestão de emoções do cuidador informal ou promoção da literacia na saúde. O programa será realizado no Gabinete Municipal de Saúde, localizado no shopping Santa Tecla.

Esta é uma iniciativa de carácter totalmente gratuito, que se destina a residentes em Braga ou cuidadores de pessoas dependentes no território concelhio, com idade igual ou superior a 18 anos e que possuam enquadramento legal como cuidador informal.

A inscrição deverá ser feita através de preenchimento de requerimento próprio disponível no portal do Município de Braga, onde pode também ser consultado o regulamento. Os documentos devem ser entregues presencialmente no Balcão Único, no edifício do Pópulo, no Balcão Único Online ou através do e-mail [email protected].

Natação para bebés

O município de Braga passa a dispor de um programa desportivo de natação para bebés. Promover a adaptação e autonomia da criança no meio aquático e ajudar no desenvolvimento psicomotor da criança são os objectivos desta resposta municipal dirigida a crianças entre os quatro meses e os três anos de idades.

As inscrições podem ser efectuadas presencialmente no Balcão Único, no edifício do Pópulo, ou no Balcão Único Online. As normas de participação e os horários estão disponíveis através do link: https://bit.ly/42jutfN.