twitter

Alunos da UMinho apresentam 80 criações em desfile de moda

Alunos da UMinho apresentam 80 criações em desfile de moda
Fotografia DR

Redação

Publicado em 01 de junho de 2023, às 17:07

“UModa” decorre amanhã, às 21h30, no Instituto de Design de Guimarães

 

Os estudantes de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentam as suas coleções de final de curso num desfile agendado para esta sexta-feira, dia 2, às 21h30, no Instituto de Design de Guimarães. Nesta oitava edição do evento “UModa”, também com transmissão no YouTube, os jovens criativos dão a conhecer cerca de 80 looks inéditos para os segmentos casual, urbano, cocktail e conceptual, com peças de vestuário e acessórios. 
 
A iniciativa alia-se este ano ao projeto internacional Fashion Alive, apelando à sustentabilidade na indústria da moda, e tem o tema geral “Era”, evocando um novo ciclo e a reinvenção. As coleções presentes na primeira parte do evento focam a reutilização criativa (upcycling), fazendo renascer peças em desuso ou resíduo. As coleções apresentadas na segunda parte foram concebidas tendo sempre em mente a sustentabilidade e remetem para formas orgânicas, cores naturalistas, a passagem do tempo, o quotidiano humano e um olhar esperançoso e ativista.
 
O “UModa” é organizado pelos alunos do primeiro ano do mestrado em Design de Comunicação de Moda, sob supervisão dos professores Inês do Amaral e André Catarino, da Escola de Engenharia da UMinho. “Temos vários cursos envolvidos, o que permite agregar conhecimentos, proporcionar a estes alunos um contacto direto com o mundo empresarial e, igualmente, continuar a aproximar a academia da sociedade”, refere Inês do Amaral. 
 
O evento estreou-se em 2016 no antigo mercado da cidade-berço, passando nos anos seguintes pela Plataforma das Artes e da Criatividade, pelo campus de Azurém e pelo Instituto de Design.