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Colégio D. Diogo de Sousa vence final nacional das Olimpíadas de Química Júnior

Colégio D. Diogo de Sousa vence final nacional das Olimpíadas de Química Júnior
Fotografia DR

Redação

Publicado em 29 de maio de 2023, às 17:46

A futura geração de químicos esteve este fim de semana na Escola de Ciências da UMinho

Uma equipa do Colégio D. Diogo de Sousa (Braga), formada pelos alunos José António Figueiredo, Tomás Cadillon e Pedro Oliveira, venceu a medalha de ouro da final nacional das Olimpíadas de Química Júnior 2023, realizada este fim de semana na Escola de Ciências da Universidade do Minho.
 
A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Química da UMinho, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Contou com 20 equipas de estudantes do 8º e 9º anos de escolas de Norte a Sul e da Madeira, que tinham sido apuradas nas semifinais realizadas em diversas universidades do país. Na final, cada equipa de três alunos teve que efetuar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais.
 
A medalha de prata foi para os alunos Leonardo Sousa, Maria Domingues e Inês Ventura, da Escola Secundária Pinhal do Rei (Marinha Grande) e a medalha de bronze coube aos alunos Vicente Nunes, Maddox Kuipers e Yazhi Xue, do Colégio Salesianos do Estoril. Os prémios foram entregues pela comissão organizadora, constituída pelas professoras Ana Paula Bettencourt, Manuela Raposo, Manuela Silva, Sílvia Lima e Susana Costa.
 
A iniciativa contou na sessão de abertura com a presença do presidente da SPQ, Joaquim Faria e, da parte da UMinho, a pró-reitora para a Comunicação, Teresa Ruão, o presidente da Escola de Ciências, José González-Méijome, o diretor do Departamento de Química, Luís Monteiro, e a representante da organização, Susana Costa. O programa incluiu também as palestras “Ciência doméstica: uma curiosidade histórica no ensino da Química?”, proferida por João Paulo André, e “Resíduos orgânicos: como transformar um problema em solução”, por Fátima Bento.
 
Esta iniciativa anual, cuja final de 2015 já tinha sido realizada na UMinho, pretende dinamizar o estudo e o ensino da Química nas escolas básicas, despertar o interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas e, também, aproximar o ensino básico e as universidades.