twitter

Rede Europeia da Semana Santa promove intercâmbio cultural para jovens

Rede Europeia da Semana Santa promove intercâmbio cultural para jovens
Fotografia DR

Redação

Publicado em 25 de maio de 2023, às 10:42

Projeto decorre em Espanha no âmbito do programa “Erasmus +”

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa está a promover, entre os dias 23 e 28 de maio, um projeto de intercâmbio cultural inserido no programa “Erasmus+”, no qual participam cerca de trinta jovens de Espanha, Turquia, Roménia, Sérvia, Croácia, Itália, Dinamarca e Eslovénia.

Denominado “Paths4Crafts: Cultural entrepeneurship”, o projeto decorrerá em Priego de Córdova e inclui visitas a “ateliers” e oficinas de artesãos de Cabra, Lucena e Utrera.

Em comunicado, fonte do programa disse que «os intercâmbios culturais e educativos entre jovens assumem um papel muito importante na Rede Europeia, pois proporcionam a partilha de cultura e conhecimentos dentro da Rede».

«Este programa tem por intuito fomentar a colaboração entre profissionais da área da cultura através da realização de atividades baseadas na educação não formal e criação de redes, impulsionar o debate e o intercâmbio numa perspetiva multidisciplinar e intercultural entre as diversas expressões culturais e artísticas em vários países europeus», acrescentou amesma fonte, dando nota que «este proecto dirige-se a jovens interessados em ampliar a sua formação em arte sacra e outras artes relacionadas com a Semana Santa e Páscoa».

O programa inclui espaços para o intercâmbio de boas práticas, oficinas de partilha de tradições e visitas a ateliers de profissionais. Nas visitas programadas no âmbito deste projeto, os jovens terão oportunidade de visitar na cidade de Utrera o atelier de Bordados de Imaculada García-Rayo e o “atelier de escultura de Encarnación Hurtado, assim como, o atelier do pintor e criador de audiovisual Antonio Ledesma. Na localidade de Cabra vão à oficina de cera Lama e, finalmente, à oficina de ourivesaria Gradit em Lucena.