twitter

Hospital de Braga assinala Dia do Euromelanoma com rastreio gratuito

Hospital de Braga assinala Dia do Euromelanoma com rastreio gratuito
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 15 de maio de 2023, às 09:52

O rastreio decorre entre as 9h00 e as 13h00.

O Hospital de Braga promove, no dia 17 de maio, para assinalar o Dia do Euromelanoma e dos Cancros da Pele, um rastreio gratuito de deteção precoce do melanoma, um tipo agressivo de cancro da pele. O rastreio decorre entre as 9h00 e as 13h00.

O objetivo da iniciativa é, explica Celeste Brito, Diretora do Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, “sensibilizar para a prevenção primária deste tipo de cancro, alertando a população para os cuidados a ter no dia-a-dia e para a importância do diagnóstico precoce”. Destacando que “nunca é demais reforçar as medidas preventivas”, Celeste Brito refere que a campanha de sensibilização deste ano incide sobre as proteções utilizadas no verão, recomendando-se “o tipo certo de proteção para prevenir o envelhecimento precoce da pele e reduzir o risco de cancro”. 

Segundo a Diretora do Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, é importante “evitar a exposição solar excessiva, abrigando-se ou procurando sombras sempre que possível, assim como realizar atividades de treino ou exercício apenas no início ou final do dia, quando o sol é menos intenso”. Celeste Brito recorda ainda outras medidas de proteção: “utilizar chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV, vestuário para cobrir a pele, optando-se por cores escuras e tecidos com proteção contra UV, não utilizar solários e usar protetor solar com um fator de proteção elevado”.

Promovido pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, o rastreio do dia 17 de maio decorre entre as 9h00 e as 13h00. É necessária a marcação prévia através do contacto telefónico 253 027 381 (horário para a marcação nos dias úteis, de 12 a 16 de maio, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00). 

A ação destina-se a grupos de risco, nomeadamente, pessoas com as seguintes características: pele clara, cabelos ruivos, dificuldade em bronzear, pessoas que sofreram grandes queimaduras solares, sobretudo na infância, que tenham historial familiar de melanomas, que apresentem sinais irregulares e sinais em áreas traumáticas (por exemplo, couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés).