twitter

Festival Internacional de Órgão pode estar em causa por falta de apoios

Festival Internacional de Órgão pode estar em causa por falta de apoios
Fotografia DM

Publicado em 15 de maio de 2023, às 09:32

O festival terminou ontem com um concerto na igreja de S. Paulo, com a Orquestra Sinfónica do Atlântico

O diretor artístico do Festival Internacional de Órgão revelou ao Diário do Minho que a continuidade deste certame, cuja 9ª edição terminou ontem, pode estar em causa por falta de apoios financeiros.

Segundo José Rodrigues, esta edição, tal como as do passado, foi coroada de êxito, com os espetáculos completamente lotados, com público vindo de vários pontos do país e até do estrangeiro, podendo-se mesmo dizer que as igrejas foram pequenas para tantas pessoas. No entanto, sublinhou, tudo isto e uma década de trabalho poderá estar em causa e não voltar a acontecer. «A difuculdade aqui que nos leva, e ao diretor artístico em particular, a questionar sobre a continuidade do festival, é um problema antigo que é a questão dos apoios», salientou. José Rodrigues revelou que a maior dificuldade da organização «é obter apoios, não só financeiros, mas de outra ordem, junto de entidades locais».

«Nós conseguimos chegar à 9ª edição porque as entidades da organização, a Arquidiocese de Braga, a Câmara de Braga, a Misericórdia de Braga e a Irmandade de Santa Cruz, apoiam o evento. A par disso, empresas da região, ao abrigo da Lei de Mecenato, também patrocinam os concertos. Se assim não fosse, este festival já teria acabado», salientou.

Contudo, o diretor artístico afirma que, para o festival prosseguir, «é necessário que haja uma maior união, e que a sociedade, as empresas, e o comércio percebam que isto é uma mais valia cultural e artística em primeiro lugar, e de depois económica». «Nós estamos a oferecer algo ao público. É mesmo educação para a arte. E isso necessita urgentemente de um maior apoio. O risco do festival ficar pela 9ª edição é muito grande», acrescentou.

Em relação ao balanço deste ano, o certame teve mais três espetáculos do que no ano passado e passaram pelos concertos, que decorreram em 11 igrejas de Braga e 13 órgãos, mais de cinco mil pessoas. Entre elas, um casal da Inglaterra que escolheu propositadamente estas datas para visitar Braga e assistir aos concertos.