twitter

PM não fala do "caso Galamba" e marca encontro para dezembro de 2024 em Barcelos

PM não fala do "caso Galamba" e marca encontro para dezembro de 2024 em Barcelos
Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 04 de maio de 2023, às 16:58

O primeiro-ministro, António Costa, escusou-se hoje a falar do “caso Galamba” e da declaração do Presidente da República anunciada para esta noite, limitando-se a “marcar encontro” para 19 de dezembro de 2024 para uma inauguração em Barcelos.

“Sobre isso [caso Galamba] já disse o que tinha a dizer”, referiu.

Questionado sobre um eventual encontro com o Presidente da República, Costa contrapôs que já tem encontro marcado para 19 de dezembro, em Barcelos, para inaugurar uma residência universitária e um centro de investigação do Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

Nos últimos dias, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, tem estado envolvido numa polémica com o seu ex-adjunto Frederico Pinheiro, demitido há uma semana, sobre informações a enviar à Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP.

O caso envolveu denúncias contra Frederico Pinheiro por violência física no Ministério das Infraestruturas e furto de um computador portátil com informações classificadas, já depois de ter sido demitido.

A polémica aumentou quando foi noticiada a intervenção do Serviço de Informações e Segurança (SIS) na recuperação desse computador.

Na terça-feira, João Galamba pediu demissão, mas o primeiro-ministro não aceitou o pedido, mantendo-o no Governo.

No mesmo dia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou discordância em relação à decisão de António Costa.

A Presidência da República anunciou que Marcelo Rebelo de Sousa fará às 20:00 de hoje uma declaração ao país sobre o caso.