twitter

Europa atribui 240 mil euros a quatro projetos de mobilidade sustentável em Braga

Europa atribui 240 mil euros a quatro projetos de mobilidade sustentável em Braga
Fotografia DM

Redação/Lusa

Publicado em 04 de maio de 2023, às 11:03

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia vai apoiar com um total de 240 mil euros as quatro propostas vencedoras lançadas pela cidade de Braga

Em comunicado, o EIT refere que em causa está o programa #ChallengeMyCity, promovido pela EIT Urban Mobility, sendo cada uma das quatro propostas vencedoras financiadas com 60 mil euros.

Segundo o comunicado, Braga identificou “quatro grandes necessidades” na área da mobilidade sustentável: melhorar a segurança dos ciclistas e monitorizar os seus fluxos, compreender e promover a mobilidade ativa no centro da cidade, melhorar a utilização e monitorização do estacionamento de rua e incentivar o transporte escolar alternativo, diminuindo a utilização de carros particulares.

Para poder desenvolver estas quatro áreas, e em parceria com a EIT Urban Mobility, Braga aderiu ao programa europeu #ChallengeMyCity, destinado a empreendedores, ‘start-ups’ e empresas de todas as dimensões, incentivando a apresentação de candidaturas inovadoras para cada uma das lacunas de mobilidade sustentável detetadas.

“A implementação do piloto dos projetos vencedores, a concurso para cada uma das quatro áreas, terá apoio financeiro europeu durante a sua fase experimental de seis meses”, refere ainda o comunicado.

A responsável da EIT Urban Mobility pela implementação de todos os projetos em Portugal, Maria Paula Caycedo, explicou que Braga entrou na rede em 2022, com um projeto-piloto que premeia quem utilizar a bicicleta na cidade.

“Na cidade de Braga, o projeto percorreu mais de 77 mil quilómetros, representando uma poupança estimada de oito toneladas de CO2. Já foram entregues mais de 5.500 euros em ‘vouchers’”, referiu.

Com o #ChallengeMyCity, o objetivo é ajudar Braga a “continuar o seu caminho rumo à mobilidade sustentável”, aproveitando a experiência europeia de outras cidades da mesma dimensão, confrontadas com os mesmos desafios.

“Apoiamos as cidades na navegação pelas novas soluções inovadoras de mobilidade e criamos um sistema em que as soluções podem ser testadas antes que as cidades invistam nelas. É aqui que as melhores práticas europeias de aprendizagem de outras cidades são canalizadas através do nosso trabalho para outras cidades”, disse ainda Maria Paula Caycedo.

O #ChallengeMyCity é um programa europeu que tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento da mobilidade sustentável nas cidades europeias, apoiando a implementação de projetos inovadores.

O financiamento europeu permite aos municípios testarem diferentes soluções para as suas necessidades de mobilidade sustentável, antes de assumirem um compromisso de investimento no longo prazo.

Este ano, além de Portugal, o #ChallengeMyCity chega também às cidades gregas de Larissa e Heraklion.

Citado no comunicado, o diretor de Desenvolvimento de Mercado da EIT Urban Mobility, Lluis Puerto, refere que o #ChallengeMyCity é um serviço europeu que incentiva as cidades a testarem diferentes soluções inovadoras de mobilidade, de acordo com as suas necessidades, com o objetivo de as integrar, no longo prazo, na sua estratégia de mobilidade.

“Estamos confiantes de que o serviço que disponibilizamos, facilitando a testagem de soluções inovadoras bem como a recolha do ‘feedback’ dos cidadãos, vai permitir às cidades europeias beneficiarem da inovação existente no campo da mobilidade sustentável, aplicando-a nas suas ruas”, afirmou.

Na sua primeira edição, em 2022, o programa implementou nove soluções inovadoras de sete ‘start-ups’, nas cidades de Milão, Toulouse e Madrid, entre um bicicletário seguro e uma doca movida a energia solar, além de cinco pilotos sobre os temas da intermodalidade, logística urbana sustentável e da monitorização de fluxos de mobilidade ativa.