twitter

Cáritas de Braga recebe apoio de 700 mil euros destinado a Centro de Acolhimento para Vítimas de Violência

Cáritas de Braga recebe apoio de 700 mil euros destinado a Centro de Acolhimento para Vítimas de Violência
Fotografia Avelino Lima

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 03 de maio de 2023, às 19:59

Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, presidiu à assinatura do acordo entre a Cáritas e o IHRU

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, presidiu, hoje, à assinatura do protocolo entre a Cáritas Arquidiocesana de Braga e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para a construção do Centro de Acolhimento para Vítimas de Violência Doméstica. A obra deverá ficar concluída até dezembro de 2025 e terá um custo global aproximado de 834 mil euros, contando com um financiamento de 700 mil euros por parte do IHRU.

Segundo o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, João Nogueira, o contrato assinado no Museu Pio XII incide na continuidade e reforço ao combate à violência doméstica que a instituição tem vindo a privilegiar com a implementação desta resposta, em instalações provisórias, desde agosto de 2022.

De acordo com João Nogueira o centro de acolhimento tem capacidade para 25 pessoas (mulheres e crianças) e pretender dar resposta às necessidades das vítimas de violência doméstica.

«Até à data foram acolhidas 220 pessoas na estrutura,entre mulheres, crianças e jovens», revelou João Nogueira, acrescentando que além de permitir salvaguardar as melhores condições habitacionais para as vítimas de violência doméstica no distrito de Braga o centro vem alargar a resposta a nível nacional em termos de acolhimento de emergência.

A ministra da Habitação considerou que o acordo assinado constitui «um contributo para uma política de habitação que tem que ser alargada e abrangente», sendo parte de «uma visão global de políticas de habitação».

Marina Gonçalves salientou que «hoje nos confrontamos com um grande desafio e uma grande prioridade em matéria de habitação, com várias dimensões do problema, incluindo estas respostas a situações de emergência, que vão para lá da vertente da dignidade habitacional, sem prescindir dela».

Agradecendo à Cáritas de Braga  por ser a entidade mobilizadora do projeto, Marina Gonçalves argumentou que parcerias como estas «só podem concretizar-se quando há instituições que, no seu dia-a-dia têm vontade de ser parte da solução» e que aproveitam as oportunidades de financiamento para alavancar mais respostas

«É muito importante sermos parte do bem comum, tendo não apenas os instrumentos de financiamento, mas tendo esta vontade de concretização em prol das famílias», afirmou Marina Gonçalves, afiançando à Cáritas de Braga que podem contar com o Governo para ser parte desta solução em conjunto e para avançar soluções para outros projetos que venham a existir.