twitter

Minho recebe 200 estudantes de toda a Europa durante uma semana

Minho recebe 200 estudantes de toda a Europa durante uma semana
Fotografia DR

Redação

Publicado em 22 de abril de 2023, às 14:58

Braga, Vila Verde e Guimarães recebem os Mobility Days e a Assembleia-Geral da Erasmus Student Network.

Braga, Vila Verde e Guimarães recebem na próxima semana duas centenas de estudantes de toda a Europa para os Mobility Days e a Assembleia-Geral da Erasmus Student Network (ESN). O programa começa na segunda-feira. 

No primeiro dia, pelas 10h00, os alunos de vários países vão partilharem experiências na Escola Básica de Vila Verde. Às 14h00, no auditório nobre da Universidade do Minho, em Guimarães, as oportunidades de mobilidade vão ser abordadas pela diretora dos Serviços de Internacionalização da UMinho, Ana Esteves. Às 16h30, no auditório 0.22 do campus de Gualtar, em Braga, conhece-se os programas da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, pelo project officer Gustavo Alva-Rosa, seguindo-se às 18h30 uma tertúlia com associações locais sobre oportunidades de intercâmbio.

No dia 25 de abril, prevê-se dois encontros online com alunos de dez países.

Já a partir de quarta-feira, o programa centra-se em Braga. O evento tem início às 9h00 e inclui debates sobre o futuro da mobilidade, a inclusão e diversidade, a transformação digital e a aliança universitária europeia Arqus. Para as 15h00 está agen dada uma flag parade nos escadórios do Bom Jesus.

A sessão de abertura da assembleia-geral da ESN é na sexta-feira, dia 28, às 9h00, no Centro de Juventude de Braga. Os trabalhos duram três dias e envolvem vários plenários, a revisão/votação de relatórios, a definição do calendário de atividades e eventos e momentos lúdicos. Vai ainda discutir-se a possibilidade de a rede ESN passar a pan-europeia, juntando Jordânia, Cazaquistão ou Egipto, entre outros.

Estão também marcadas para esta data as eleições dos órgãos sociais da ESN. Os resultados vão ser anunciados no domingo, às 16h30. A responsável da ESN Portugal, Rita Dias, é uma das candidatas à presidência do ESN Internacional.