twitter

CERCI Braga expõe fotografias e videodanças no âmbito do Dia Mundial da Dança

CERCI Braga expõe fotografias e videodanças no âmbito do Dia Mundial da Dança
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 22 de abril de 2023, às 16:18

As exposições ficam patentes até ao dia 1 de maio.

A CERCI Braga promove, a partir deste domingo e até ao dia 1 de maio, no âmbito do Dia Mundial da Dança, a exposição de vários projetos e trabalhos artísticos criados nos últimos anos, em espaços como a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o Café Vianna, o Museu dos Biscaínhos e o Museu Nogueira da Silva. O objetivo da iniciativa demonstrar e valorizar as competências artísticas e talento das pessoas com deficiência.

As videodanças e exposições fotográficas são o resultado de um trabalho e produção conjunta com a Mosaico - Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos, que a CERCI Braga considera ser "um parceiro-chave neste processo de criação de produtos artísticos que ficam agora disponíveis a quem tenha interesse em visitar". Em exposição estão as performances "Terra Crua", "Blossom", "My hands ...My heart", "Patchwork: Identidades e Diversidades" e "I see".

As exposições podem ser visitadas a partir deste domingo, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no Café Vianna, no Museu dos Biscaínhos e no Museu Nogueira da Silva. As visitas estão condicionadas ao horário e condições de funcionamento de cada um dos espaços. As exposições ficam patentes até ao dia 1 de maio.

"Achamos que este ano deveríamos valorizar ainda mais todo o trajeto que fizemos até à data ao nível da dança inclusiva e que tem sido concretizado pelos nossos artistas mas também por todos os profissionais que têm contribuído para performances, mas também exposições fotográficas que entendemos terem uma grande qualidade artística", refere a diretora técnica do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, Tânia Crista, num comunicado enviado às redações.

"Com o financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação e o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, temos conseguido apoios que inclusive nos têm permitido envolver a comunidade nestes projetos, mais concretamente, Agrupamentos de escolas, Companhias e Escolas de Dança, Museus, bem como outras instituições que quiseram ser capacitadas e que acrescentaram valor ao resultado final", acrescenta a nota.