twitter

Projeto Letras de Braga vai orientar passeio pela tipografia urbana

Projeto Letras de Braga vai orientar passeio pela tipografia urbana
Fotografia DR

Redação

Publicado em 12 de abril de 2023, às 16:13

Organização é da "Passeio" e do CECS/UMinho

A "Passeio" e o CECS/UMinho realizam, no próximo sábado, 18 de abril, um percurso pela tipografia urbana, com encontro marcado às 18h00, na Praça da República, em Braga. O percurso, intitulado Seminário Cultura Visual “Letras de Braga: a Tipografia Urbana”  será orientado pelo projeto Letras de Braga, nomeadamente por Nuno Dias e Luís Tarroso Gomes.

A organização salienta que «Braga não são só bonitas esplanadas e magníficas Igrejas. Desde a icónica fachada d’A Brasileira, das letras imponentes na fachada do Theatro Circo e das letras degradadas do S. Geraldo, a letreiros desaparecidos que ainda coabitam nas nossas memórias, estas estruturas fazem parte do Património Gráfico e Visual da cidade de Braga. Contam a história da nossa cidade. Identificam-nos e diferenciam-nos!».«O património gráfico está seriamente ameaçado pela gentrificação e a renovação sem critério das nossas cidades», afirmam.

«É imperativo documentar a paisagem visual de Braga, preservar o máximo de reclames históricos e lutar contra a tendência de homogeneização da imagem comercial e urbana que desvaloriza e faz desaparecer o comércio local histórico e com ele a memória e a identidade de cada rua. A personalidade e a paisagem urbana das cidades ficam empobrecidas e as ruas são, em muitos casos, esventradas, sem nada que lembre as formas e usos que outrora lhes deram vida», sustentam, acrescentando que «estes elementos gráficos e tipográficos que, depois de deixarem a fachada dos edifícios e das lojas, perdem a sua função original publicitária, mas passam a objeto de arte e ganham estatuto de Património Gráfico das cidades»

O percurso passará pelas Letras do Café Viana e Café Astória; Letras do Café A Brasileira Velha e Nova; (Vadeca, Casa Esperança, JN); Letreiro das Frigideiras do Cantinho e letreiro da antiga fábrica Lusitana (João Penha); Néon do Café Lusitana e letreiro do edifício Médicos (Casa das Velas, Mundial Confiança, BNU) eLetras do Café Ferreira Capa e dos Armazéns Pinheiros (Sorte à Vista, Casa da Sorte), regressando à Arcada.