twitter

Braga abre candidaturas ao apoio à prestação bancária para habitação a 3 de abril

Braga abre candidaturas ao apoio à prestação bancária para habitação a 3 de abril
Fotografia João Pedro Quesado

Publicado em 31 de março de 2023, às 15:32

As candidaturas ao apoio devem ser realizadas através do Balcão Digital no portal da BragaHabit ou, presencialmente, na sede da BragaHabit.

O município de Braga vai abrir na segunda-feira, 3 de abril, as candidaturas ao apoio extraordinário à prestação bancária para habitação própria e permanente. O apoio é acessível através da BragaHabit e apenas para quem contraiu empréstimo até ao final de 2021.

As candidaturas ao apoio devem ser realizadas através do Balcão Digital no portal da BragaHabit ou, presencialmente, na sede da BragaHabit, na rua Dom Paio Mendes. O apoio é um subsídio mensal que vai ser atribuído durante apenas 12 meses, disponível para os bracarenses com 18 ou mais anos, com um empréstimo bancário contraído até ao final de 2021. O rendimento mensal corrigido do agregado familiar não pode ultrapassar os 1.921,72€, o equivalente a quatro vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS).

O rendimento mensal corrigido é o resultado da dedução, ao rendimento mensal bruto, da quantia correspondente ao número de dependentes, pessoas com deficiência e elementos do agregado familiar com idade igual ou superior a 65 anos.

O apoio não é acessível para proprietários ou arrendatários de uma segunda habitação, diferente daquela sobre a qual incide o pedido de apoio. Quem usufruir de apoios financeiros públicos de natureza idêntica também não pode receber este apoio do município de Braga.

Em comunicado, João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga com o pelouro da Habitação, declara que o apoio "vem dar resposta a um problema crescente na vida de muitos bracarenses que, com a subida dos juros do crédito à habitação e o aumento da inflação, têm cada vez mais dificuldades para cumprirem as suas obrigações".

O também presidente do Conselho de Administração da BragaHabit afirma ainda que o apoio é "bastante abrangente" e vai "auxiliar muitas famílias num momento de grande dificuldade". "Há muitas pessoas a sofrerem um aperto considerável e que necessitam de ajuda imediata. Esta é a forma que o Município encontra de as apoiar”, diz João Rodrigues.