As sessões, dinamizadas pela equipa de profissionais de saúde do P5, permitiram que os estudantes do 12.º ano das escolas - Secundária de Maximinos, Carlos Amarante e Sá de Miranda - adquirissem competências que lhes permitem estar melhor preparados para prestar auxílio a vítimas em paragem cardiorrespiratória. Nestas situações, a rápida e eficaz intervenção aumenta a probabilidade de sobrevivência da pessoa, relembra Rui Costa, enfermeiro e coordenador das sessões de promoção de saúde no P5.
Uma estudante da Escola Secundária Carlos Amarante afirma ‘Estas sessões servem para melhorar o conhecimento que as pessoas têm sobre este assunto pois muitas não sabem o que fazer. Estes procedimentos podem fazer a diferença em salvar a vida de uma pessoa.’’
Esta iniciativa, surge no âmbito da parceria entre o P5 e a Câmara Municipal de Braga, e reforça o compromisso de ambas as organizações em contribuir para a promoção da saúde junto dos jovens do município. Espera-se até ao final de 2023 capacitar cerca de 3 mil jovens nesta área.