twitter

Lions Club Braga inaugurou “Floresta Lions” com mais de 100 árvores no Monte do Picoto

Lions Club Braga inaugurou “Floresta Lions” com mais de 100 árvores no Monte do Picoto
Fotografia Diana Carvalho

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 25 de março de 2023, às 15:08

Foram plantadas 101 árvores em novembro, em colaboração com a Câmara de Braga.

O Lions Club de Braga inaugurou ontem de manhã a “Floresta Lions” no Monte do Picoto. A iniciativa, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Braga, serviu para celebrar o Dia Internacional das Florestas.

A “Floresta Lions” conta com 101 árvores autóctones, desde carvalhos a medronheiros e cedros. A plantação foi realizada em novembro de 2022 e inaugurada ontem, em celebração do Dia Internacional das Florestas, com a colocação de um marco do Lions Clube de Braga.

O presidente do Lions Clube de Braga, Henrique Oliveira Gonçalves, em declarações ao Diário do Minho, defendeu que a colocação «simbólica» deste marco «define um bocadinho o compromisso que o Lions tem com a Câmara e com a sociedade para reflorestar e ver este espaço cuidado». «O apoio da Câmara é fundamental para que se juntem estas sinergias e se torne possível este tipo de ações. O Lions não tem terrenos, não pode atuar sem estas permissões», acrescentou.

Em representação da autarquia, o vereador Altino Bessa sublinhou que a Câmara de Braga dá muita importância a este tipo de iniciativas em prol do ambiente. «Nós damos muita importância a isto, tanto é que estamos sempre a desafiar este tipo de organizações, escolas, IPSS, juntas de freguesia e empresas a participar ativamente nas nossas iniciativas», comentou.

«Nós temos de perceber que o nosso arvoredo está envelhecido e é preciso substituição. Isto faz parte da vida, como no ser humano, as árvores também precisam de ser substituídas», refletiu ainda.

Quanto ao espaço selecionado pelo Lions Clube de Braga, o vereador referiu que é «um espaço privilegiado». «Fazer floresta demora tempo, mas fazer floresta é trabalhar para as gerações futuras», concluiu.

Altino Bessa terminou com um balanço positivo da iniciativa “Oxigenar Braga”.