twitter

Morreu a professora catedrática da UMinho Lúcia Lima Rodrigues

Morreu a professora catedrática da UMinho Lúcia Lima Rodrigues
Fotografia

Publicado em 04 de outubro de 2022, às 08:48

A informação foi avançada pela presidência da Escola de Economia e Gestão noFacebook.

A professora e investigadora Lúcia Lima Rodrigues, catedrática da Escola de Economia e Gestão(EEG) da Universidade do Minho, morreu esta segunda-feira aos 64 anos. A informação foi avançada pela presidência da escola noFacebook, numa publicação na qualmanifesta «profundo pesar» pela morte da professora.

«A professora Lúcia deixa profunda saudade entre colegas, estudantes e amigos», sublinha a nota. A EEG da UMinho endereça ainda à família «as mais sentidas condolências».

[embed]https://www.facebook.com/eeguminho/posts/pfbid022hrrCFtZHZEVMk7J5NXPXWRki6zxFUhYHMjKHdmnbVNBqst57yWHZfdyTuh9KLisl[/embed]

Segundo o siteda escola Universidade do Minho, Lúcia Lima Rodrigues era vice-presidente da Comissão de Normalização Contabilística e coordenadora do Comité de Normalização Contabilística Público, tendo sido escolhida como personalidade de reconhecido mérito, contribuindo desde 2013 para a produção das normas de contabilidade pública.Enquanto académica, era membro do Corporate Reporting Committee da European Accounting Association e membro do Academic Panel do European Financial Reporting Advisory Board (EFRAG), organismo comunitário que faz o endorsement das normas internacionais de contabilidade.Já como líder da Comissão de Normalização Contabilística, representava Portugal nos vários organismos contabilísticos da União Europeia, nomeadamente no European Public Sector Accounting Standards (EPSAS) Working Group do Eurostat.

Numa nota publicada nositedaPresidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte da professora. O Presidente da República recorda ainda a contribuição de Lúcia Lima Rodrigues «ao serviço do país na Comissão de Normalização Contabilística, em particular nas áreas da Contabilidade Pública, bem como a sua contribuição à universidade como professora e investigadora».

Ainda segundo EEG da UMinho, o velório teve início esta segunda-feira na Capela Mortuária de Fraião, em Braga, e esta terça-feira, pelas 10h30, será celebrada uma missa de corpo presente, no mesmo local, na Igreja de Fraião. No final da missa, o corpo seguirá para a Igreja Matriz de Chaves, no distrito de Vila Real, onde decorrerão as cerimónias fúnebres, com uma missa de corpo presente pelas 15h00.

Durante a tarde, vai ser também colocado na entrada da EEG, ficando disponível até ao final da manhã de sexta-feira, dia 7 de outubro, um livro de condolências para quem desejar registar uma homenagem à professora Lúcia Rodrigues. Posteriormente será entregue à família.
Autor: Redação/Lusa