Pintura de S. Francisco no convento de Real
Obra foi criada no âmbito de ação realizada pelos “Amigos do Convento”.
O Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Cordeiro, preside na próxima terça-feira, dia 4 de outubro, pelas 20h45, à cerimónia pública de apresentação da pintura de São Francisco de Assis, que será colocada na igreja de São Francisco, que integra o Convento de Real.
A obra de arte, da autoria do artista português Rúben Ferreira, resulta de uma campanha lançada pelo “Projeto Cultural – Amigos do Convento”, que ganhou forma concreta no âmbito da iniciativa cultural denominada “Pintar Francisco”. «Optou-se, simbolicamente, por concluir a ação na data em que se celebra o Santo», disse em comunicado, a entidade cultural criada no âmbito do projeto da empreitada de requalificação do Convento São Francisco de Real e da Capela de São Frutuoso.
«[Esta] foi a primeira atividade dos Amigos do Convento no âmbito da sua missão, a qual no dia 4 de outubro de 2021 teve o seu começo oficial e na data em que este ano se celebra o Santo, simbolicamente, termina. Em grande medida, envolveu a comunidade bracarense – e não só – na angariação de fundos com vista à aquisição de uma pintura da figura de São Francisco de Assis, em óleo sobre tela (45x60cm), para oferta à Paróquia de São Jerónimo de Real», refere a nota de imprensa enviada ao Diário do Minho.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]