twitter

Entraste na UMinho? Um guia para a tua nova vida

Entraste na UMinho? Um guia para a tua nova vida
Fotografia João Pedro Quesado

Publicado em 15 de setembro de 2022, às 19:08

Um guia para os novos alunos da Universidade do Minho, quer estejam em Braga ou Guimarães.

Setembro é sinónimo de novo ano letivo.

A tua escolha foi a Universidade do Minho? Então aqui ficam algumas dicas para que não te faltem sítios para conheceres e para descontraíres, bares para te divertires e também bibliotecas para estudares.

E começo por te dizer que não te vai faltar um local para estudares a qualquer hora do dia! A Universidade do Minho disponibiliza-te as Salas 24, que estão sempre em funcionamento, tanto em Gualtar como em Azurém. Estão localizadas dentro das universidades e têm ao teu dispor tudo o que precisas para umas boas horas de estudo e concentração.

Comer?

Se o teu objetivo passa por ir petiscar qualquer coisa com o teu grupo de amigos, em Braga aconselho-te vivamente o 100 Montaditos, o Zero53 ou, caso tenhas preferência por comida vegetariana, tens o Shanti. São os três super acessíveis e ficam mesmo ali na Rua dos Bares.

Se estás na Cidade Berço, dou-te também três sugestões maravilhosas, o tão conhecido Cachorrão, o Café Concerto Vila Flor ou O melhor Frango, opções onde podes encontrar desde snacks até um bom bife acompanhado por tudo aquilo a que tens direito!

As noites…

Se estás em Braga e preferes ir só até um café no início da noite e depois seguires para outro bar/discoteca, então faz uma tour pelos principais spots! Começa pelo 33 e o Carpe Noctem – ficam os dois no mesmo largo –, e depois podes ir até ao Krock, que fica na rua de cima.

Se depois destas paragens todas, ainda tiveres pedal para dar um pezinho de dança, então tens que terminar no BA (Bar Académico) ou no Keimódromo, que são os sítios para onde toda a gente vai!

Se queres algo mais tranquilo, no centro da cidade, então vai até ao Sé La Vie beber um copo e ouvir uma boa música, ou ao Mavy, que faz parte da RUM (Rádio Universitária do Minho), e que também é bastante frequentado por pessoal da tua idade.

Claro que em Guimarães também não te faltam opções para uma noitada com os teus amigos!

Podes começar a noite no Púrpura, no Desgraça, ou no Double e terminar em bem no BA. Além disso, tens ainda a Praça de S.Tiago, recheada de cafés/bares/restaurantes, onde podes passar um ótimo serão.

Os dias…

Quanto a espaços de descanso e descontração, tenho imensas opções nas duas cidades.

Em Braga, não podes passar sem conhecer o Santuário do Bom Jesus do Monte, onde encontras os tão falados escadórios (com quem crias uma relação de amor-ódio). Ali perto tens ainda o Santuário do Sameiro, também histórico na cidade de Braga, perfeito para uma boa corrida ou apenas para desanuviares.

Além destes dois, podes também dar um saltinho ao Miradouro do Picoto, que além de ter uma vista incrível, tem também um trilho caso queiras exercitar esse corpo.

E, por falar em exercício, tens a Rodovia, um complexo desportivo que te disponibiliza um parque geriátrico – não, não é só velhos –, um parque destreet workout, travessias pedonais e cicláveis sobre o rio Este, uma parede de escalada, um skate park e muitos campos para jogares futebol. Se estiveres preguiçoso e só te apetecer ficar a “existir”, podes na mesma ir até lá relaxar e usufruir da natureza.

Em Guimarães, tens também muita oferta tanto para passeares, como para exercitares ou relaxares.

O famoso Santuário da Penha, que te oferece uma vista maravilhosa da cidade e, podes ainda aproveitar para andar no teleférico.

O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques ficam perto um do outro e são também duas boas sugestões caso querias conhecer os espaços mais históricos da cidade. Se queres só vestir o fato de treino mais confortável que tens e ir dar uma volta para apanhares ar puro, então o melhor sítio é o Parque da Cidade.

E a cultura…

Se fores fã de arte, teatro, música ou cinema e queres um programa desse género, então em Braga tens várias opções. No Altice Forum Braga, por exemplo, podes ver todo o tipo de eventos desdefeiras, exposições, congressos, eventos de carácter sócio-cultural até aos concertos mais épicos.

No centro da cidade tens o Theatro Circo, pensado em 1906 e inaugurado a 1915, que conta com vários eventos ao longo do ano, focando-se mais em espetáculos teatrais, musicais, dança e cinema.

E há outros espaços mais pequenos, mas com um grande leque de ofertas culturais, como o Gnration, um espaço de criação, performance e exposição no campo da música contemporânea eda relação entre a arte e tecnologia, e a Zet Gallery, que te oferece exposições de arte contemporânea e te dá a conhecer vários artistas.

Em Guimarães tens o Centro Cultural Vila Flor, a principal casa da Cultura da cidade, que te oferece atividades culturais no domínio das artes do espetáculo, teatro e dança contemporânea. Dentro deste espaço tens o Café Concerto, que te referi mais em cima e é também palco para a música.

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães reune peças vindas de diferentes épocas e contextos e é um espaço baseado numa coleção composta por arte africana, arte pré-colombiana e arte antiga chinesa. Lá podes ver variadas exposições distribuídas pelos três pisos do edifício.

O grande Multiusos, que recebe as maiores competições desportivas, congressos, feiras, exposições, concertos musicais e praticamente todo o tipo de espetáculos!

Por último, caso prefiras visitar museus, tens o Museu de Alberto Sampaio, carregado de história e de uma coleção emblemática com peças que têm séculos.

 

Boa sorte para este início de percurso académico e muito sucesso nesta nova fase da tua vida!


Autor: Inês Pedro Fernandes