Fotografia: Avelino Lima

D. Catarina de Bragança inspira trabalhos de crianças de todo o país

Exposição patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.

Rita Cunha
1 Jul 2022

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva tem patente a exposição “D. Catarina de Bragança – Memórias de uma Aliança”, composta por dezenas de trabalhos de crianças realizados em contexto escolar ou hospitalar, tendo por base os valores que estiveram na base da Aliança Luso-britânica, como os da amizade, solidariedade e paz. Esta mostra é o arranque das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-britânica, que se realizam entre quarta-feira e sábado, dias 6 e 9 de julho, na cidade.

Os trabalhos, envolvendo diversas técnicas e materiais, vão desde desenhos de coroas, de referência ao “chá das cinco” ou de leques, a peças como chávenas elaboradas com produtos reciclados. Destaque ainda para dois quadros inspirados numa instituição fundada em Londres por D. Catarina de Bragança e que, também, está envolvida nas comemorações.

Segundo explicou Maria João Araújo, presidente das comemorações Portugal-UK 650, este projeto resulta de um desafio lançado aos hospitais pediátricos e escolas de todo o país, sendo esta uma mostra de apenas uma parte dos trabalhos que, em novembro, serão expostos em Londres. Alguns chegaram mesmo a ser enviados à rainha Isabel II ou ao príncipe Carlos, tendo um deles recebido uma resposta da Casa Real britânica.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up