Fotografia: DR

Projeto para Parque das Sete Fontes pretende torná-lo acessível a toda a população

O projeto procura, entre outros pontos, assegurar a conservação e valorização do monumento nacional.

Rita Cunha
8 Fev 2020

A construção do parque das Sete Fontes está mais perto da realidade. O plano, apresentado na manhã de hoje, contempla 20 hectares de parque verde público, uma grande área florestal privada e uma zona urbana com a criação de praças, edificações e vias. De destacar, ainda, as quatro entradas de acesso, situadas junto ao Retail Park, ao Colégio João Paulo II – Polo das Sete Fontes, ao Hospital e à Senhora das Sete Fontes.

«Não vamos construir um parque porque ele já existe. O nosso objectivo é torná-lo acessível e fruível pela população. Não vamos criar grandes construções, nem infra-estruturas relevantes. O que queremos é preservar aquela matriz única que as Sete Fontes têm do ponto de vista patrimonial e paisagístico», sustentou, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Braga.

Segundo Ricardo Rio, do ponto de vista da tramitação, o município está prestes a concluir a obtenção dos primeiros terrenos e irá, agora, prosseguir o diálogo com os proprietários assim que o plano de urbanização esteja pronto a avançar para consulta pública. «Iremos depois encetar um trabalho faseado para disponibilizar o parque à população e permitir que os bracarenses se apropriem do local», vincou.

Após a realização deste tão ambicionado projeto, as Sete Fontes constituirão «um espaço de futuro, que ligará a nossa história àquilo que queremos para o presente e para as gerações vindouras», rematou.

Na apresentação do projeto, o vereador do pelouro do urbanismo, Miguel Bandeira, lembrou que todo o desenho proposto surge com a preocupação de proteger um sistema naturalizado do lugar onde as referências de intervenção já estão definidas pela história e pela natureza. «O projeto procura assegurar a conservação e valorização do monumento nacional; a salvaguarda da adução de água ao monumento e a gestão das águas pluviais, drenagem encaminhamento e retenção», explicou.





Notícias relacionadas


Scroll Up