twitter

UMinho reconhece benefícios do programa UTAustin Portugal

UMinho reconhece benefícios do programa UTAustin Portugal
Fotografia

Publicado em 20 de setembro de 2019, às 19:41

Reitor espera que resultados se aprofundem nos próximo anos

O reitor da Universidade do Minho (UMinho) fez hoje um balanço «muito positivo» da parceria com a Universidade do Texas em Austin (EUA), através do Programa UTAustin Portugal que possibilitou a instalação no Minho do primeiro supercomputador do país, o Minho Advanced Computing Centre (MACC).
«A UMinho reconhece que tem retirado resultados muito importantes desta parceria e a nossa expectativa é que esses resultados se aprofundem nesta segunda fase do programa», disse Rui Vieira de Castro em declarações ao Diário do Minho à margem da abertura da Conferência Anual do Programa UTAustin Portugal, na Escola de Economia e Gestão.
Para o ministro o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a parceria de Portugal com a Universidade do Texas em Austin «é particularmente relevante e mobilizadora no meio de outras parcerias» e «tem possibilitado alavancar Portugal na Europa e no mundo». Manuel Heitor, que presidiu à abertura da conferência, disse que o país tem hoje um «cenário empresarial totalmente diferente» do que tinha há dez anos mercê destas parcerias e programas entre universidades portuguesas e estrangeiras. Para o estabelecimento do programa UTAustin Portugal muito contribuiu o professor Robert A. Peterson, da Universidade do Texas, que foi homenageado na Conferência Anual do UTAustin Portugal. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Jorge Oliveira