Fotografia: Ana Marques Pinheiro

Bom Jesus é Património Mundial: Presidente da República felicita bracarenses

Marcelo Rebelo de Sousa já se manifestou.

Redação
7 Jul 2019

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já manifestou “grande regozijo” pelas distinções conferidas pela UNESCO ao Santuário do Bom Jesus em Braga e ao Palácio Nacional de Mafra.

“Felicito, nas pessoas do Senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, e do Dr. Varico Pereira, Vice-presidente da Confraria do Bom Jesus, todos os bracarenses pela distinção agora conferida pela UNESCO”, pode ler-se na página da Presidência.

A mensagem esclarece que o Santuário constitui um conjunto arquitetónico e paisagístico construído e reconstruído a partir do século XVI, sobressaindo os estilos barroco, rococó e neoclássico.

“Compõe-se de um Sacro Monte, de um longo percurso de via-sacra atravessando a mata, de capelas que abrigam conjuntos escultóricos evocativos da morte e ressurreição de Cristo, fontes e estátuas alegóricas, da Basílica, culminando no Terreiro dos Evangelistas. Sendo um dos ícones do Portugal católico, o Bom Jesus é também um ex libris da cidade de Braga, cidade milenar, anterior à nacionalidade, cidade romana, portuguesa e universal”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa.

Os dois bens culturais somam-se a uma lista de dezena e meia de outras paisagens e monumentos nacionais inscritos na UNESCO.





Notícias relacionadas


Scroll Up