Fotografia: DR
Primeira casa de gatos do concelho está na freguesia de S. Victor

A “Casa de Gatos”, construída e cedida pelo “Movimento 4 Patas”.

José Carlos Ferreira
25 Mar 2019

A Junta de Freguesia de S. Victor recebeu hoje a primeira casa de gatos do concelho de Braga, que vai ficar instalada, a título de cedência temporária, no quintal da sede daquela autarquia, onde existe uma colónia de gatos.

A iniciativa surge da parceria entre o Movimento Braga para Todos, a Associação Abandoned Pets e a Associação Movido a 4 Patas.

Segundo o presidente da Junta de S. Victor, o que se pretende é tentar, numa primeira instância, controlar a colónia de gatos que existe nas traseiras do edifício da Junta, uma zona onde existem muitos quintais e os gatos andam ali abandonados.

«Para tentar controlar minimamente a colónia, queremos concentrá-la num só local, começar a ganhar a sua confiança e, aos poucos, ir esterilizando-a, para a conseguir controlar», disse.

Ricardo Silva afirma ter aceite o desafio das entidades parceiras neste projeto, pedindo para instalar a estrutura nos terrenos da Junta por dois motivos.

«Em primeiro lugar porque esta é uma zona onde estamos todos os dias e que conseguimos controlar, dando as melhores condições para a salvaguarda da casa de gatos. E, em segundo lugar, porque queremos ver como é que ela funciona. Queremos ver se os gatos se apropriam da casa e perceber como é que eles interagem com esta casa», justificou.

A “Casa de Gatos”, construída e cedida pelo “Movimento 4 Patas”, coletividade da zona sul do país onde existem várias casas para gatos e que também instalou uma na casa em Penha de França.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]




Notícias relacionadas


Scroll Up