Fotografia: DR
Físico da UMinho Nuno Peres é o cientista português com artigos mais citados no mundo

Os artigos de Nuno Peres têm 21.684 citações nos últimos 20 anos.

Lusa
23 Nov 2017

O físico da Universidade do Minho (UMinho) Nuno Peres é considerado o cientista português cujas publicações científicas são mais citadas no mundo, segundo a lista “2017 Highly Cited Researchers” da Clarivate Analytics, citada em comunicado da academia minhota.

A instituição minhota realça ano comunicado que a presença de investigadores nacionais naquela lista “tem muita relevância, pois constitui um indicador da qualidade e do impacto internacional da ciência feita em Portugal”. E é, acrescenta, “um dos critérios para realizar rankings de instituições de ensino superior”.

A “Highly Cited Researchers” da Clarivate Analytics” é elaborada anualmente pela Clarivate Analytics, que adquiriu as bases Web of Science e Thomson Reuters, e “incide apenas nos artigos altamente citados, que representam 1% do que se publica no mundo”.

O trabalho de Nuno Peres é, segundo o texto, “assim valorizado mundialmente e confirma que a estratégia da UMinho tem sido bem-sucedida, em particular do seu Departamento de Física e Centro de Física, os quais intensificaram esforços em investigação e visibilidade internacional”.

Nuno Peres é professor catedrático e vice-presidente da Escola de Ciências da UMinho e o primeiro físico português a dedicar-se, desde 2004, à investigação do grafeno, a forma bidimensional do carbono com potenciais aplicações na eletrónica, na fotónica, nos materiais compósitos, nos sensores e nas ciências da vida.




Notícias relacionadas


Scroll Up