twitter

ERC dá luz verde à cooptação de Helena Sousa para Conselho Geral Independente da RTP

ERC dá luz verde à cooptação de Helena Sousa para Conselho Geral Independente da RTP
Fotografia

Publicado em 16 de novembro de 2017, às 16:39

Além de professora catedrática de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, Maria Helena Costa de Carvalho e Sousa é presidente do Instituto de Ciências Sociais, bem como do Conselho Científico da mesma instituição.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu parecer favorável à cooptação da professora catedrática Helena Sousa para o Conselho Geral Independente (CGI) da RTP, órgão que supervisiona a estação pública.

Numa informação publicada no seu ‘site’, a ERC indica que o Conselho Regulador, reunido na passada terça-feira, deliberou “dar parecer favorável à cooptação de Professora Doutora Maria Helena Costa de Carvalho e Sousa para membro do Conselho Geral Independente da RTP”.

Ao regulador cabia pronunciar-se sobre o cumprimento dos “requisitos pessoais” e, sobre essa questão, considera que não existem “incompatibilidades” entre a cooptada e os Estatutos da RTP.

A ERC destaca as “qualidades” da professora catedrática “atinentes ao seu reconhecido mérito, à sua experiência profissional relevante, e à sua indiscutível credibilidade e idoneidade pessoal”.

Por essa razão, “não assistem ao Conselho Regulador quaisquer dúvidas de que a Professora Doutora Maria Helena Costa de Carvalho e Sousa reúne as qualidades ora referenciadas, de resto atestadas pelo seu vastíssimo currículo, afigurando-se por outro lado pacífico de que não padece de quaisquer das incompatibilidades suscetíveis de obstar à sua cooptação para o cargo em referência”, reforça.


Autor: Lusa