A Universidade do Minho foi considerada como a instituição de ensino superior mais ativa da Europa em desporto no ano de 2017. Esta distinção é atribuída pela primeira vez na história da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) e vai ser entregue na sua Gala Anual, que se realiza de 12 a 14 de abril, em Madrid, Espanha.
O Prémio que os responsáveis pelo Desporto na UMinho vão receber é conquistado no universo de entre as mais de 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários realizados em 2017.
A UMinho foi quem mais equipas e atletas levou aos Campeonatos Europeus, nomeadamente os apurados como campeões nacionais na respetiva modalidade, lugares elegíveis de apuramento, e ainda por convite às modalidades de Futebol de 11 e de Taekwondo, por terem sido as equipas Campeãs Europeias no ano anterior, em 2016.
A Academia, representada no desporto pela sua Associação Académica (AAUM), participou com 119 elementos em 13 modalidades desportivas – andebol, basquetebol 3x3, escalada, futebol, futsal, judo, karaté, remo, taekwondo, ténis, vólei de praia, voleibol e xadrez.
Este título confirma o posicionamento da UMinho como uma das academias que mais têm contribuído para a afirmação do desporto na Europa, desde a data de fundação da EUSA em 1999, assim como no início dos seus campeonatos em 2001.
A forma como a Academia participa na construção do fenómeno desportivo universitário no velho Continente é visível pelas equipas envolvidas, na organização de eventos nacionais e internacionais, pelos títulos conquistados, assim como pela contínua aposta na prática desportiva e na promoção da qualidade dos atletas e equipas.
O Desporto tem de facto contribuído para a internacionalização da UMinho, sendo uma das suas marcas, reconhecida tanto a nível europeu como mundial. A UMinho investe desde os níveis de base, até aos níveis de alto rendimento desportivo, sendo este fenómeno resultado de uma parceria entre a Universidade, os Serviços de Ação Social e a sua Associação Académica, fundados em objetivos de valorização social e cultural do desporto.
Ficam aqui alguns números desde o início das competições da EUSA (2001): a UMinho esteve em 84 Campeonatos Europeus Universitários com 989 participantes, entre atletas, treinadores e dirigentes; alcançou 76 medalhas (23 de ouro, 23 de prata, 20 de bronze) em seis modalidades; para além de ter sido a melhor universidade europeia em 2013, foi quatro vezes a segunda melhor, e uma vez a terceira do Ranking da EUSA.
Ficará este ano alguma expetativa em revalidar alguns títulos, até porque os Jogos Europeus Universitários são em Portugal (Coimbra), no mês de julho. No que se refere a eventos internacionais, a UMinho já recebeu cinco Europeus Universitários – voleibol (2004), basquetebol (2006), taekwondo (2009, 2011), andebol (2015) – e em 2019 receberá o de futsal.
Organizou ainda o Mundial Universitário de futsal (1998), badminton (2008), xadrez e futsal (2012), andebol (2014), Karaté (2006), e acolhe o de ciclismo este verão.
A UMinho, mobiliza cerca de 10.000 pessoas em prática desportiva diária nos polos de Braga e Guimarães. O seu posicionamento face ao desporto faz parte do seu projeto educativo, baseado numa parceria estreita entre os seus agentes internos, com a colaboração de mais de duas dezenas de clubes e associações desportivas da região.
Em semana de aniversário da UMinho, é mais um momento para aproveitar e dizer, muitos parabéns!
Autor: Fernando Parente
UMinho, a mais ativa da Europa
DM
23 fevereiro 2018