twitter

Mantenha-se ativo!

Com as restrições impostas pela atual situação da Pandemia do novo Corona Vírus e, com a obrigação e aconselhamento para que grande parte da população se mantenha em casa, no sentido de preservar a sua saúde, evitando contágios, é natural que os hábitos saudáveis e necessários que decorrem da mobilidade, do exercício, da atividade física e do desporto, sofram grandes alterações. Desta forma é absolutamente necessário que todos, dentro das possibilidades de cada um, se mantenha ativo, pois os benefícios para a saúde são muito importantes nestes tempos de isolamento social.

Assim, nunca é demais lembrar que é aconselhável para a generalidade da população, nomeadamente a adulta, que pelo menos 5 vezes por semana, sem intensidade exagerada (moderada), realize um programa de treino se possível nunca inferior a 30 minutos, aos quais podem aceder de forma gratuita neste momento pela internet e por profissionais de exercício físico devidamente qualificados. Há muitas instituições, como Universidades, Câmaras Municiais e Academias de Fitness, que há cerca de duas semanas se organizaram para manter um contacto ativo com a população e seus utentes. É fácil, barato, em regra tem qualidade e é intemporal, pois pode fazer a aula ao vivo ou mais tarde, em função da sua disponibilidade horária.

Não se esqueça que a saúde é o bem mais precioso que temos e que a atividade física tem inúmeros benefícios, e que os temos que ter sempre presentes. Um estilo de vida ativo, incluindo e prática regular de exercício e atividade física, permite melhorar a qualidade de vida de cada um de várias formas, seja a nível físico, mental e mesmo social, neste último caso e presentemente como uma oportunidade para recuperar muito do tempo que desperdiçamos muitas vezes não estando “em família”.

Assim, aqui vão os principais benefícios da atividade física regular e que nos fazem encarar com saúde e boa disposição todos os desafios diários, mesmo os mais complexos e inesperados: manutenção ou desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares; prevenção ou redução da tensão arterial; aumento da capacidade de resposta do organismo para combater o stress; alívio da tensão muscular; redução da dor; melhor perceção de bem-estar, de eficácia e de controlo pessoal; para além do que o tempo de afastamento com esta atividade permite em termos de distração face aos problemas do quotidiano.

Também é importante relembrar o que os estudos, investigadores, e a própria Organização Mundial de Saúde nos dizem sobre este tema, nomeadamente que o exercício e atividade física reduzem o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon, reduzindo ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal e a melhorar a mobilidade. No entanto, apesar das evidências, os estudos sugerem que a percentagem de praticantes é muito reduzida, daí que vamos todos aproveitar esta oportunidade de estar em casa e ter, eventualmente, mais tempo. Parece não haver muitas desculpas para não nos mantermos em movimento.

Fiquem em segurança e mantenham-se ativos.


Autor: Fernando Parente
DM

DM

3 abril 2020